🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Julho de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

TV Senado não veiculou ‘Grite Fora Bozo!’ em transmissão de depoimento à CPI

Por Luiz Fernando Menezes

16 de julho de 2021, 17h42

A TV Senado não veiculou a mensagem “GRITE FORABOZO!!!” durante o depoimento de Cristiano Alberto Carvalho, representante da Davati Medical Supply, à CPI da Covid-19 na quinta-feira (15), como afirmam posts nas redes (veja aqui). A emissora negou que a frase tenha ido ao ar e a fonte da legenda tem características diferentes da oficial.

A peça de desinformação viralizou principalmente no Twitter, onde acumulava mais de 2.000 retweets até a tarde desta sexta-feira (16). Publicações semelhantes também foram compartilhadas dezenas de vezes no Facebook e marcadas por Aos Fatos com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


Vejam o que estava no rodapé na TV do Senado Federal

Não é verdade que a TV Senado veiculou uma legenda com os dizeres “GRITE FORABOZO!!!" durante o depoimento de Cristiano Alberto Carvalho, representante da Davati Medical Supply no Brasil, à CPI da Covid-19 nesta quinta-feira (15). A emissora afirmou, em nota, que o vídeo foi editado e que nenhuma mensagem semelhante foi mostrada na transmissão. Aos Fatos verificou que a legenda não consta no vídeo oficial.

Além disso, a identidade visual da legenda está diferente (veja abaixo) da oficial: enquanto a TV Senado usa letras pretas sobre um fundo cinza, a legenda do vídeo da peça de desinformação está escrita com letras brancas sobre um fundo azul.


Comparativo. Legenda da TV Senado (à esquerda) usa fundo cinza com letras pretas

Aos Fatos não conseguiu identificar se a legenda com a frase contra Bolsonaro teria sido acrescentada por outro canal que transmitiu o depoimento com imagens da TV Senado.

Referências:

1. YouTube


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.