TV italiana não usou cena do filme ‘Impacto Profundo’ para ilustrar fuga de Kiev

Por Luiz Fernando Menezes

25 de março de 2022, 16h09

Postagens nas redes sociais enganam ao afirmar que o canal de televisão italiano TGCOM24 veiculou uma cena do filme “Impacto Profundo”, de 1998, como se mostrasse pessoas que fugiam de Kiev, na Ucrânia, em meio à guerra na região (veja aqui). A emissora informou que não mostrou a imagem e Aos Fatos não encontrou a foto no site da empresa ou em seu canal no YouTube.

As postagens com a falsa alegação contavam com centenas de compartilhamentos no Facebook e mais de mil retweets nesta sexta-feira (25).


Selo falso

Cena de filme não foi veiculada por TV italiana

Não é verdade que o canal de TV italiano TGCOM24 exibiu como se retratasse a saída de pessoas de Kiev após a guerra na Ucrânia uma imagem de “Impacto Profundo”, longa-metragem de ficção de 2008 sobre a ameaça de um cometa atingir a Terra. A imagem mostra uma multidão em um engarrafamento em uma estrada.

Por meio de busca reversa no site do canal e em sua página no YouTube, Aos Fatos não encontrou registro de que a emissora veiculou a cena.

Em nota enviada à AFP, Stefano Longhini, representante jurídico da MFE, conglomerado de mídia responsável pelo TGCOM24, negou que o canal tenha veiculado a imagem do filme no contexto da guerra entre Rússia e Ucrânia. A agência de checagem italiana Butac também conversou com um editor do canal, que negou as alegações. Aos Fatos entrou em contato com a MFE, mas não obteve resposta até a publicação desta checagem.

A peça de desinformação circulou em italiano, francês e inglês, além de ter sido compartilhada em português. No Brasil, a AFP Checamos também desmentiu as publicações.

Referências:

1. Alamy
2. TGCOM24
3. Youtube (Tgcom24)
4. AFP
5. Butac


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.