Postagens nas redes sociais enganam ao afirmar que o canal de televisão italiano TGCOM24 veiculou uma cena do filme “Impacto Profundo”, de 1998, como se mostrasse pessoas que fugiam de Kiev, na Ucrânia, em meio à guerra na região (veja aqui). A emissora informou que não mostrou a imagem e Aos Fatos não encontrou a foto no site da empresa ou em seu canal no YouTube.
As postagens com a falsa alegação contavam com centenas de compartilhamentos no Facebook e mais de mil retweets nesta sexta-feira (25).
Não é verdade que o canal de TV italiano TGCOM24 exibiu como se retratasse a saída de pessoas de Kiev após a guerra na Ucrânia uma imagem de “Impacto Profundo”, longa-metragem de ficção de 2008 sobre a ameaça de um cometa atingir a Terra. A imagem mostra uma multidão em um engarrafamento em uma estrada.
Por meio de busca reversa no site do canal e em sua página no YouTube, Aos Fatos não encontrou registro de que a emissora veiculou a cena.
Em nota enviada à AFP, Stefano Longhini, representante jurídico da MFE, conglomerado de mídia responsável pelo TGCOM24, negou que o canal tenha veiculado a imagem do filme no contexto da guerra entre Rússia e Ucrânia. A agência de checagem italiana Butac também conversou com um editor do canal, que negou as alegações. Aos Fatos entrou em contato com a MFE, mas não obteve resposta até a publicação desta checagem.
A peça de desinformação circulou em italiano, francês e inglês, além de ter sido compartilhada em português. No Brasil, a AFP Checamos também desmentiu as publicações.
Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.