Tuítes atribuídos a Felipe Neto e André Janones sobre entrevista de Bolsonaro são falsos

Compartilhe

Não é verdade que o influenciador digital Felipe Neto tuitou que sairia do Brasil e que o deputado federal André Janones (Avante-MG) postou que renunciaria ao mandato se a audiência de Jair Bolsonaro (PL) no podcast Inteligência Limitada superasse a de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Flow. Além de ambos terem desmentido a veracidade das publicações, a mensagem atribuída ao parlamentar não consta na ferramenta do Aos Fatos que arquiva tuítes, inclusive apagados, de todos os pré-candidatos à Presidência. Buscas no Twitter tampouco indicam que Neto postou mensagem semelhante.

As publicações enganosas acumulavam ao menos 18 mil compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (21), e também circulam no WhatsApp (fale com a Fátima).


Selo falsoFalsos tuítes de Felipe Neto e de Janones sobre recorde de audiência de Bolsonaro em podcast


Não são reais os tuítes em que Felipe Neto afirma que sairia do Brasil e em que André Janones (Avante-MG) diz que renunciaria ao mandato caso a entrevista de Bolsonaro ao podcast Inteligência Limitada batesse o recorde de ouvintes da de Lula ao Flow Podcast. Além de o influenciador digital e o deputado terem desmentido a autoria das mensagens que circulam nas redes sociais, Aos Fatos não encontrou indícios de que esses tuítes foram de fato veiculados.

A postagem atribuída a Janones, por exemplo, não consta na ferramenta do Aos Fatos que arquiva tuítes de todos os pré-candidatos à Presidência desde o início do ano, inclusive apagados. O parlamentar foi o presidenciável do Avante até 4 de agosto, quando renunciou para apoiar Lula. Buscas na ferramenta do Twitter também não trouxeram indícios de que Neto publicou e apagou a mensagem em que diz que sairia do país.

Além disso, o texto das imagens, em negrito, está em padrão diferente do utilizado pela rede social, o que pode indicar manipulação. Nesta semana, Aos Fatos mostrou que plataformas de falsificação de tuítes e de reportagens do G1 superaram 30 mil acessos por mês nestas eleições. Desde o início da campanha, o Aos Fatos já desmentiu 14 montagens que imitavam posts de presidenciáveis.

A entrevista de Bolsonaro na quinta-feira (20) alcançou 1,5 milhão de ouvintes simultâneos, acima das 1,096 milhão de visualizações da participação de Lula no Flow na terça (18). Até o início da tarde desta sexta, o vídeo com o presidente já havia alcançado 14 milhões de views, contra 8,9 mi do petista.

Compartilhe

Leia também

falsoLula não pediu que TSE derrubasse vídeo de Moro defendendo a Lava Jato

Lula não pediu que TSE derrubasse vídeo de Moro defendendo a Lava Jato

falsoPEC da Segurança Pública não prevê que governo federal assuma comando das PMs

PEC da Segurança Pública não prevê que governo federal assuma comando das PMs

falsoÉ falso que voto para Trump foi computado para Kamala Harris

É falso que voto para Trump foi computado para Kamala Harris