🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Tuítes atribuídos a Felipe Neto e André Janones sobre entrevista de Bolsonaro são falsos

Por Bruna Leite

21 de outubro de 2022, 15h16

Não é verdade que o influenciador digital Felipe Neto tuitou que sairia do Brasil e que o deputado federal André Janones (Avante-MG) postou que renunciaria ao mandato se a audiência de Jair Bolsonaro (PL) no podcast Inteligência Limitada superasse a de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Flow. Além de ambos terem desmentido a veracidade das publicações, a mensagem atribuída ao parlamentar não consta na ferramenta do Aos Fatos que arquiva tuítes, inclusive apagados, de todos os pré-candidatos à Presidência. Buscas no Twitter tampouco indicam que Neto postou mensagem semelhante.

As publicações enganosas acumulavam ao menos 18 mil compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (21), e também circulam no WhatsApp (fale com a Fátima).


Selo falsoFalsos tuítes de Felipe Neto e de Janones sobre recorde de audiência de Bolsonaro em podcast


Não são reais os tuítes em que Felipe Neto afirma que sairia do Brasil e em que André Janones (Avante-MG) diz que renunciaria ao mandato caso a entrevista de Bolsonaro ao podcast Inteligência Limitada batesse o recorde de ouvintes da de Lula ao Flow Podcast. Além de o influenciador digital e o deputado terem desmentido a autoria das mensagens que circulam nas redes sociais, Aos Fatos não encontrou indícios de que esses tuítes foram de fato veiculados.

A postagem atribuída a Janones, por exemplo, não consta na ferramenta do Aos Fatos que arquiva tuítes de todos os pré-candidatos à Presidência desde o início do ano, inclusive apagados. O parlamentar foi o presidenciável do Avante até 4 de agosto, quando renunciou para apoiar Lula. Buscas na ferramenta do Twitter também não trouxeram indícios de que Neto publicou e apagou a mensagem em que diz que sairia do país.

Além disso, o texto das imagens, em negrito, está em padrão diferente do utilizado pela rede social, o que pode indicar manipulação. Nesta semana, Aos Fatos mostrou que plataformas de falsificação de tuítes e de reportagens do G1 superaram 30 mil acessos por mês nestas eleições. Desde o início da campanha, o Aos Fatos já desmentiu 14 montagens que imitavam posts de presidenciáveis.

A entrevista de Bolsonaro na quinta-feira (20) alcançou 1,5 milhão de ouvintes simultâneos, acima das 1,096 milhão de visualizações da participação de Lula no Flow na terça (18). Até o início da tarde desta sexta, o vídeo com o presidente já havia alcançado 14 milhões de views, contra 8,9 mi do petista.

Referências:

1. Inteligência Limitada
2. Flow Podcast
3. Twitter (1, 2 e 3)
4. Aos Fatos
5. Estado de Minas

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.