Desde o início da campanha eleitoral, Aos Fatos já desmentiu uma série de peças de desinformação virais, usadas para promover candidatos, atacar adversários, dar orientações equivocadas sobre o processo de votação e levantar suspeitas sobre o sistema eleitoral. Juntos, esses conteúdos enganosos somaram milhões de visualizações e milhares de compartilhamentos.
Além de desmentir publicações enganosas que circulavam nas redes, Aos Fatos também checou declarações dadas por candidatos em entrevistas — como no Roda Viva, no Flow Podcast e no Inteligência Ltda. — e em debates organizados no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Veja abaixo tudo o que Aos Fatos checou:
1. Sistema eleitoral
PT elegeu 248 prefeitos, e não 46, no primeiro turno das eleições
Dados divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostram que o partido do presidente Lula conquistou 248 prefeituras, resultado melhor do que o obtido em 2020. Já o PL, de Jair Bolsonaro, deve comandar 510 municípios.
É falso que eleições no Brasil não são auditáveis nem permitem recontagem de votos
A apuração é pública e acompanhada por partidos e entidades fiscalizadoras, e as urnas eletrônicas têm recursos que permitem a auditoria dos votos.
Posts inventam diálogo entre Moraes e engenheiro da Oracle para sugerir fraude em 2022
Além de citarem uma série de informações incorretas sobre o sistema de votação brasileiro, os posts enganosos ainda inventam que a conversa teria sido divulgada pelo empresário Elon Musk, o que não ocorreu.
É falso que urnas eletrônicas exibem mensagem ‘confirma o seu voto’
Não é verdade que o eleitor deve esperar a frase “confirma o seu voto” aparecer na urna eletrônica antes de apertar a tecla verde ou, caso contrário, terá seu voto anulado. Diferentemente do que afirmam peças enganosas que circulam nas redes, essa frase sequer é exibida pela urna.
Não é verdade que ninguém pode ser preso cinco dias antes das eleições
Não é verdade que a Lei Eleitoral proíbe prisões no país nos cinco dias que antecedem as eleições. Apesar de restringir a possibilidade de detenções de cinco dias antes a dois dias depois do pleito, o Código Eleitoral prevê exceções em caso de flagrante delito, em virtude de sentença condenatória por crime inafiançável ou por desrespeito a salvo-conduto.
Voto ainda não é usado como prova de vida para o INSS
Diferentemente do que é afirmado por publicações nas redes sociais, o voto nas eleições ainda não está sendo usado como prova de vida para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Embora isso esteja previsto desde 2022, ainda não há solução tecnológica que permita o cruzamento de dados entre o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e o INSS.
Voto não é anulado se eleitor apertar ‘confirma’ durante alerta para conferir escolhas
É falso que o eleitor perderá o seu voto caso aperte a tecla verde “confirma” enquanto a mensagem “confira o seu voto” estiver na tela da urna eletrônica. A mensagem apenas estimula o eleitor a conferir o que digitou e foi uma atualização feita pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 2022 — mas não interfere na validação do voto.
É falsa troca de mensagens atribuída a Moraes e engenheiro da Oracle
São mentirosas as mensagens sobre as eleições de 2022 atribuídas ao ministro do STF Alexandre de Moraes e a um engenheiro da empresa Oracle. Além de não haver indícios de que o pleito foi fraudado, o conteúdo que circula nas redes traz informações que não condizem com a realidade, como o horário em que Lula (PT) ultrapassou Jair Bolsonaro (PL) na apuração dos votos do primeiro turno.
Posts inventam diálogo entre Moraes e engenheiro da Oracle para sugerir fraude em 2022
É falso o diálogo atribuído ao ministro do STF Alexandre de Moraes e a um engenheiro da empresa Oracle que sugere que as eleições de 2022 foram fraudadas. Além de citarem uma série de informações incorretas sobre o sistema de votação brasileiro, os posts enganosos ainda inventam que a conversa teria sido divulgada pelo empresário Elon Musk, o que não ocorreu.
Vídeo enganoso exibe transporte legal de urnas em MT como se fosse irregular
Diferentemente do que fazem crer posts nas redes, um vídeo que mostra o transporte de urnas eletrônicas em Mato Grosso não retrata qualquer irregularidade. O veículo que aparece nas imagens foi alugado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Mato Grosso para transportar as urnas entre Cuiabá e Várzea Grande. O transporte foi acompanhado por servidores da Justiça Eleitoral.
2. Eleição em São Paulo
É falso que Marçal declarou apoio a Boulos
Não há registros públicos de que Marçal tenha manifestado apoio a Boulos. Em entrevista na sexta-feira (25), Marçal indicou que anulará o voto no segundo turno.
Lula tem domicílio eleitoral em São Bernardo do Campo e não poderia votar em Boulos
As peças de desinformação omitem que o domicílio eleitoral do presidente não é na capital paulista e que, portanto, ele não poderia votar no candidato do PSOL.
Não há provas de que Boulos depredou sede da Fiesp em 2016
Ainda que o então coordenador do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) estivesse presente na manifestação, não há indício ou evidência de que ele tenha causado danos ao edifício.
Boulos não prometeu implementar linguagem neutra nas escolas caso eleito prefeito
Não existe registro de promessa semelhante em seu plano de governo ou em seus discursos. E o próprio candidato já negou, durante a campanha, defender a adoção da linguagem neutra.
Taxa para enterrar fios foi proposta por Nunes em 2023 e nunca foi implementada
As publicações tiram de contexto uma declaração feita pelo prefeito em novembro de 2023 sobre uma possível contribuição voluntária para o aterramento dos fios da cidade. O projeto nunca foi implementado.
Live de Marçal com Janones é antiga e não tem relação com eleições municipais
Posts enganosos tiram de contexto uma live de Marçal, candidato derrotado à Prefeitura de São Paulo, com o deputado federal André Janones (Avante-MG) e tentam fazer crer que ela foi feita durante as eleições municipais de 2024. O vídeo foi gravado em 2022, quando os dois políticos eram pré-candidatos à Presidência da República.
Vídeo não mostra Silvio Almeida pedindo voto em Boulos nas eleições de 2024
Não tem relação com a eleição deste ano para prefeito de São Paulo o vídeo em que o ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida pede votos para o candidato Guilherme Boulos (PSOL). A gravação difundida pelas peças de desinformação foi editada para fazer crer que ela é recente, mas o vídeo é de 2022.
Áudio com críticas a Nunes por apagão é de sindicalista, não de Milton Leite
Não é o presidente da Câmara de Vereadores de São Paulo, Milton Leite (União Brasil), o homem que responsabiliza o prefeito Ricardo Nunes (MDB) em áudio que circula nas redes pelo apagão ocorrido na capital paulista. A voz da gravação é do sindicalista Eduardo Annunciato.
Vereadores aliados de Nunes não anistiaram multa da Enel
Não há registro de nenhuma votação que tenha perdoado penalidades da empresa no site da Câmara Municipal ou na imprensa. A suspensão das multas da concessionária de energia foi uma decisão da Justiça Federal.
Incêndio no prédio da Enel no Chile não foi motivado por apagão
O prédio da empresa foi incendiado durante um ato político que tinha como pauta o aumento da tarifa do metrô, e não um blecaute, como sugerem as peças de desinformação.
Vídeo não mostra Lulu Santos reclamando de boicote após suposto apoio a Boulos
As peças de desinformação distorcem uma gravação feita em setembro deste ano no Rock in Rio. Não há registro de que o cantor tenha manifestado apoio ao candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo.
Publicações distorcem gráficos para sugerir fraude e mentir que Boulos, Lula e Dilma viraram eleição às 18h45
As peças de desinformação distorcem gráficos publicados na imprensa para sugerir que houve fraude eleitoral. Apenas Lula registrou uma virada próxima a esse horário.
Salto em porcentagem de urnas apuradas em transmissão de TV foi falha técnica e não comprova fraude
Em nota ao Aos Fatos, a TV Record informou que o erro se deu por instabilidade técnica no gerador de caracteres da emissora e reforçou que não houve falha na transmissão de dados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Boulos não pode ficar inelegível por ter votado com a família, afirmam TRE-SP e especialistas
Procurado pelo Aos Fatos, o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) disse não ver violação do sigilo do voto, como sugerem as peças enganosas. Especialistas em direito eleitoral concordam com a avaliação do tribunal.
Parciais da apuração em SP mostram variação de Boulos e Marçal e não indicam fraude
O vídeo arredonda o total de votos obtidos pelos candidatos e omite que o psolista foi crescendo com o avanço das apurações, terminando o primeiro turno com cerca de 56 mil votos a mais do que o ex-coach.
É falso que Alexandre de Moraes trocou urnas em SP para prejudicar Marçal
Responsável pela fiscalização, o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) afirmou que foi necessário substituir 160 equipamentos com defeito na capital, mas que os votos computados não foram perdidos.
É falso que Boulos foi cassado e Marçal disputará segundo turno em São Paulo
No site DivulgaCand, que reúne informações detalhadas sobre todos os candidatos, não há menção a um processo de cassação contra Boulos. Também não há registros sobre o suposto caso na imprensa.
Justiça de São Paulo, e não Moraes, mandou derrubar contas de Marçal
A suspensão do perfil foi ordenada pela Justiça Eleitoral de São Paulo após o ex-coach publicar um documento falso para acusar Guilherme Boulos (PSOL) de uso de drogas.
Posts compartilham vídeo gravado no Equador para alegar que facção criminosa sequestrou urnas em SP
As peças de desinformação compartilham um vídeo gravado no Equador em 2023 que mostra membros da facção criminosa Los Lobos, que assumiu autoria pelo assassinato de um candidato à Presidência do país.
Homem que acusa Boulos de usar cocaína sem apresentar provas não é ex-PCC
O autor da gravação que circula nas redes é Frank Williams, que se autointitula ex-membro da facção criminosa PCC, mas nunca provou sua relação com a facção. Williams já mentiu sobre outras figuras políticas. A Justiça de São Paulo já ordenou a exclusão desta peça de desinformação das redes por “injúria e difamação”.
Declaração de Lula é tirada de contexto para insinuar fraude a favor de Boulos
Para insinuar fraude eleitoral, publicações nas redes tiram de contexto uma declaração do presidente sobre a força da parceria entre o governo federal e a prefeitura da capital paulista em uma eventual vitória de Boulos.
É falso que campanha de Pablo Marçal teve ‘custo zero’
O ex-coach declarou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cerca de R$ 4,9 milhões em despesas da candidatura. Além disso, os campeonatos de cortes promovidos por Marçal indicam que os gastos da campanha podem ser superiores aos efetivamente declarados.
É falso que houve irregularidade em perícia que atestou falsidade de laudo de Marçal contra Boulos
O relatório do IC mostra que a perícia utilizou um print impresso em preto e branco da publicação feita no Instagram por Marçal. As peças de desinformação alegam que seria necessário analisar o documento físico, o que foi desmentido pelo perito Ricardo Caires, que analisou o relatório a pedido do Aos Fatos.
Foto da Parada do Orgulho LGBT de 2017 circula como se fosse de ato pró-Marçal
O registro foi feito em junho de 2017 durante a 21ª Parada do Orgulho LGBT em São Paulo.
Dados incorretos desmentem laudo usado por Marçal para acusar Boulos de uso de droga
É falso que um suposto laudo médico divulgado nas redes por Pablo Marçal (PRTB) prova que Guilherme Boulos (PSOL) foi internado em uma clínica em São Paulo em 2021 após um surto psiquiátrico por uso de cocaína. Há fotos e vídeos de Boulos participando de compromissos públicos nas datas em que teria sido internado. Além disso, o documento apresentado por Marçal contém erros formais que colocam em dúvida sua veracidade: o número de RG de Boulos está com um dígito a mais, o nome da clínica está errado e há erros gramaticais básicos.
Foto da Parada do Orgulho LGBT de 2017 circula como se fosse de ato pró-Marçal
Não é verdade que a imagem de uma multidão reunida na avenida Paulista mostre uma manifestação recente a favor do candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal, como afirmam publicações nas redes. Na realidade, o registro foi feito em junho de 2017 durante a 21ª Parada do Orgulho LGBT em São Paulo.
É falso que pesquisas indicam vitória de Marçal no primeiro turno
Não é verdade que as pesquisas eleitorais indicam vitória em primeiro turno de Pablo Marçal (PRTB). Desde o início da divulgação das pesquisas de intenção de voto na capital paulista, nenhuma apontou vitória de Marçal no primeiro turno das eleições.
Vídeo de 2021 em que homem xinga Boulos circula como se fosse atual
Não é recente e não foi gravado durante a campanha eleitoral deste ano um vídeo que mostra um homem hostilizando Guilherme Boulos (PSOL) na rua. A gravação original foi feita em novembro de 2021, na cidade de Rio Claro (SP), quando Boulos se preparava para concorrer ao governo paulista.
Guilherme Boulos não incluiu ‘IPTU dos túmulos’ em plano de governo
É falso que exista no plano de governo de Guilherme Boulos (PSOL), candidato à Prefeitura de São Paulo, o projeto de criação de um “IPTU de túmulos”, como alegam posts enganosos nas redes. A proposta não consta no plano de governo de Boulos entregue à Justiça Eleitoral. Em nota, a assessoria de Boulos negou que tal proposta exista.
Trump não enviou carta de apoio a Pablo Marçal
Não é verdade que o ex-presidente dos Estados Unidos e candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, enviou uma carta em solidariedade a Pablo Marçal (PRTB) após a cadeirada que o ex-coach levou de seu adversário José Luiz Datena (PSDB) durante o debate da TV Cultura, como afirmam postagens nas redes. O porta-voz e conselheiro-sênior de Trump, Jason Miller, negou a informação.
Boulos e Tabata Amaral não votaram contra isenção de IR para quem recebe até R$ 5.000
Não é verdade que os deputados federais Guilherme Boulos (PSOL) e Tabata Amaral (PSB), que neste ano concorrem à Prefeitura de São Paulo, tenham votado contra a isenção do imposto de renda para quem recebe até R$ 5.000, como alegam posts nas redes. A peça enganosa voltou a circular em meio à campanha e omite que a isenção para quem ganha até R$ 5.000 não chegou a ir à votação.
Vídeo usa ‘deepfake’ de Bolsonaro para dar a entender apoio a Marçal
Foi gerado por inteligência artificial um vídeo no qual o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declara apoio a Pablo Marçal, candidato do PRTB à Prefeitura de São Paulo. A imagem exibe evidências de alteração, como o movimento artificial dos lábios e da cabeça de Bolsonaro. Duas ferramentas de identificação de IA usadas pelo Aos Fatos detectaram que o vídeo foi manipulado.
Bolsonaro não fez live pedindo apoio a Pablo Marçal
Não é recente e nem mostra um pedido de apoio à candidatura de Pablo Marçal o vídeo em que o ex-coach aparece ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na transmissão compartilhada pelos posts enganosos, que foi ao ar em outubro de 2022, Marçal convoca os apoiadores do ex-presidente a auxiliarem sua campanha pela reeleição. O candidato que Bolsonaro apoia é o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), não Marçal.
Com áudio e legenda falsos, vídeo engana sobre apoio de Elon Musk a Marçal
É falso que o bilionário Elon Musk, dono da Tesla e do X (ex-Twitter), tenha declarado seu apoio a Pablo Marçal, candidato do PRTB à Prefeitura de São Paulo, como alegam posts nas redes. Imagens de Musk num evento sobre tecnologia foram editadas, e uma tradução inventada foi inserida no áudio e na legenda, para mentir sobre o apoio do empresário a Marçal.
Vídeo em que drones escrevem ‘Pablo’ no céu não tem relação com Marçal
Não é verdade que a campanha de Pablo Marçal utilizou uma apresentação de drones para desenhar no céu o nome “Pablo”. A gravação compartilhada pelas peças enganosas mostra uma exibição da empresa sul-coreana Pablo Air e não tem qualquer relação com o candidato à Prefeitura de São Paulo.
Foto de padre Júlio Lancellotti com Nunes não tem a ver com a eleição
Não é verdade que o padre Júlio Lancellotti tenha declarado apoio e abençoado a campanha à reeleição do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB). As peças de desinformação compartilham fora de contexto uma foto publicada em janeiro deste ano, quando eles se encontraram para discutir questões ligadas à população em situação de rua e à CPI das ONGs, na qual o padre seria investigado.
Posts tiram de contexto denúncia de assédio contra ex-diretor da Record para acusar Datena
Não é verdade que um vídeo mostra uma ex-funcionária da Band denunciando o candidato a prefeito de São Paulo José Luiz Datena (PSDB) por assédio sexual. A jornalista que aparece nas imagens é Rhiza Castro, ex-apresentadora da Record, e o alvo da acusação, que não tem seu nome revelado na gravação, é o ex-diretor da emissora Thiago Feitosa.
Pablo Marçal não levou soco após ser expulso do debate promovido pelo Flow
É falso que o candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) levou um soco durante o debate promovido pelo Grupo Flow no dia 23 de setembro. Na realidade, após o ex-coach ser expulso do estúdio por violar as regras do evento, um de seus assessores agrediu um membro da equipe do candidato à reeleição Ricardo Nunes (MDB).
Post tira vídeos de contexto para sugerir que Boulos mente sobre Celta enquanto usa Corolla
Não é verdade que o pré-candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) usa um carro antigo para se promover nas redes enquanto circula nas ruas com um modelo mais caro. Os posts enganosos compartilham um vídeo de 2023 em que o político mostra seu Celta estacionado no prédio da Câmara dos Deputados e omitem que ele teve que passar a circular em um Corolla blindado neste ano após sofrer ameaças de morte.
Montagem edita vídeo para fazer crer que Boulos culpou Marçal pela cadeirada
Não é verdade que Guilherme Boulos (PSOL) defendeu a cadeirada de José Luiz Datena (PSDB) em Pablo Marçal (PRTB) durante o debate entre candidatos à prefeitura de São Paulo exibido pela TV Cultura na última segunda-feira (16). O vídeo que circula nas redes foi editado para omitir o trecho de uma entrevista na qual Boulos condena a agressão de Datena a Marçal.
Nunes não apagou vídeo em que recebe apoio de Bolsonaro
É falso que Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, apagou das suas redes sociais um vídeo em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declara apoio à sua candidatura, como alegam publicações enganosas. Ao menos dois vídeos em que Bolsonaro reforça a aliança com Nunes foram publicados na segunda-feira (19) e continuam disponíveis no perfil do candidato.
Corte engana sobre reação de Nunes a Marçal em debate
É falso que um vídeo mostra o prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), irritado com seu adversário Pablo Marçal (PRTB) durante um debate apenas pelo fato de o ex-coach repetir o próprio número na urna. O post falso exibe momentos diferentes do debate promovido pela Folha de S.Paulo e pelo UOL, no dia 30 de setembro.
Publicações mentem ao afirmar que Datena não foi expulso de debate após agredir Marçal
É falso que o candidato à Prefeitura de São Paulo José Luiz Datena (PSDB) não foi expulso do debate da TV Cultura após agredir Pablo Marçal (PRTB). As peças de desinformação inventam que o ex-apresentador não foi punido para sugerir uma suposta diferença de tratamento em relação ao ex-coach, excluído do debate do Grupo Flow no dia 23 de setembro por violar as regras.
Vídeo em que jornalista da TV Cultura arremessa celular é antigo e não tem relação com Marçal
Não é verdade que um vídeo utilizado em posts enganosos mostra o momento em que Leão Serva, mediador do debate da TV Cultura exibido no dia 16 de setembro, briga com um apoiador de Pablo Marçal (PRTB). A gravação ocorreu em 2022 após o debate entre candidatos ao governo de São Paulo, quando o jornalista agiu para defender a colega Vera Magalhães de agressões verbais feitas pelo então deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos-SP).
Post manipula dados de pesquisa para dizer que Marçal apareceu em 1º, não em 3º
É falso que uma pesquisa do Instituto Veritá mostra Pablo Marçal (PRTB) liderando a corrida eleitoral para a Prefeitura de São Paulo, com 28,9% das intenções de voto. A imagem original foi manipulada pelas peças de desinformação para inverter as posições dele e de Guilherme Boulos (PSOL), que ocupava a dianteira. No levantamento real, Marçal aparece em terceiro lugar, com 14% das intenções.
3. Eleições em outras cidades
Não é verdade que 6.000 urnas foram substituídas em Fortaleza
As peças de desinformação tiram de contexto uma reportagem que explica o processo de carregamento de dados e os testes de integridade conduzidos com os equipamentos antes da votação para garantir a lisura do pleito.
É falso que candidato do PT a prefeito de Olinda casou de véu e buquê em festa milionária
A gravação mostra o casamento do influenciador Hytalo Santos em dezembro do ano passado.
É falso que Lula e Janja foram expulsos de seção eleitoral na votação deste domingo
As publicações enganosas usam uma foto antiga do casal no velório de Pelé, em janeiro do ano passado.
Mulher que zomba de ‘safári’ na Rocinha ‘para conhecer pobre’ não é sobrinha de Paes
Não é verdade que a mulher que zomba de um passeio na Rocinha, em um vídeo difundido por publicações nas redes sociais, seja sobrinha do prefeito do Rio e candidato à reeleição, Eduardo Paes (PSD). Na realidade, a mulher que aparece nas imagens é uma influenciadora digital conhecida como Bianquinha, que não é da família do prefeito.
Ancelmo Gois não escreveu texto que relaciona Eduardo Paes a ‘máfia carioca’
É falso que o jornalista Ancelmo Gois publicou no jornal O Globo um texto sob o título “máfia carioca” com críticas a Eduardo Paes (PSD), prefeito do Rio de Janeiro e candidato à reeleição. Aos Fatos entrou em contato com o colunista, que negou ser autor do texto apócrifo. Também não foram encontrados registros no jornal.
Marcelo Freixo não é candidato a vice de Eduardo Paes
Não é verdade que Marcelo Freixo (PT), ex-deputado federal e atual presidente da Embratur, seja candidato a vice-prefeito do Rio de Janeiro na chapa de Eduardo Paes (PSD). O cargo é ocupado pelo companheiro de partido e deputado estadual Eduardo Cavaliere (PSD-RJ).