Trump decidiu taxar aço e alumínio antes de Lula exigir que americano ‘falasse manso’

Compartilhe

Não é verdade que o presidente americano Donald Trump decidiu taxar o aço e o alumínio brasileiros na última terça-feira (11) após o presidente Lula (PT) exigir que ele “falasse manso”. Apesar de ter entrado em vigor nesta semana, a decisão de Trump foi anunciada em fevereiro e vai afetar todos os países que exportam os produtos para os EUA, não só o Brasil.

O conteúdo enganoso foi enviado por leitores do Aos Fatos à Fátima, nossa robô checadora (fale com a Fátima). A peça desinformativa ainda acumulava 23 mil curtidas no Instagram até a tarde desta sexta-feira (14), além de circular no Facebook.

Lula truca e Trump pede 6. Lula manda recado para Trump: ‘Fale manso comigo’ 11/03/2025, 13h51. EUA confirmam tarifa de 25% sobre aço e alumínio do Brasil a partir desta quarta (12) 11/03/2025, 18h13.

Post compartilhado no Instagram tem o seguinte título: ‘Lula truca e Trump pede 6’. A imagem traz ainda duas manchetes: datada de 11 de março, às 13h51, a primeira diz: ‘Lula manda recado para Trump: ‘Fale manso comigo’’; a segunda, publicada em 11 de março, às 18h13, diz: ‘EUA confirmam tarifa de 25% sobre aço e alumínio do Brasil a partir desta quarta (12)’, Ao centro, está uma imagem que mostra o presidente Lula, homem branco, idoso, vestido com uma camisa azul claro, chorando com uma das mãos sobre o rosto, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, homem branco, cabelos louros grisalhos, vestindo um terno azul, camisa branca e gravata vermelha, com uma das mãos levantadas apontando o dedo indicador para frente.

Publicações nas redes enganam ao fazer crer que a decisão de Trump de impor tarifas de 25% sobre a importação do aço e do alumínio pelos EUA teria sido tomada em retaliação ao Brasil após Lula exigir que o americano “falasse manso” com ele. Não há relação entre os dois casos.

Diferentemente do que sugerem os posts enganosos, Trump anunciou o aumento das tarifas em entrevista concedida em 9 de fevereiro. Na ocasião, o republicano reforçou que a mudança seria aplicada a todos os parceiros comerciais dos Estados Unidos, “sem exceções ou isenções” (veja abaixo).

O presidente americano assinou a medida no dia seguinte. Além do Brasil, que é o segundo maior fornecedor de aço para os EUA, serão impactados principalmente o Canadá e o México, que ocupam a primeira e a terceira posições no ranking de exportadores do produto, respectivamente.

Já a declaração de Lula aconteceu na manhã da última terça-feira (11) — data mostrada pela manchete do Metrópoles compartilhada pelas peças de desinformação. A fala foi feita no contexto das negociações sobre as tarifas do aço, que o governo brasileiro vem tentando reverter.

“Não adianta o Trump ficar gritando de lá, porque eu aprendi a não ter medo de cara feia. Fale manso comigo, fale com respeito comigo, que eu aprendi a respeitar as pessoas e quero ser respeitado”, disse o presidente na ocasião.

Na última quarta-feira (12), conforme determinado em fevereiro, entraram em vigor as alíquotas aprovadas pelo governo americano. A reportagem da Folha de S.Paulo usada pelos posts enganosos, publicada na terça (11), fazia menção ao início da vigência das tarifas.

O caminho da apuração

Aos Fatos contextualizou as duas manchetes usadas nas peças desinformativas e constatou que a correlação atribuída pela peça enganosa não existe. Também usamos notícias para contextualizar a verificação.

Referências

  1. Folha de S.Paulo (1 e 2)
  2. Metrópoles
  3. CNN Brasil
  4. g1
  5. YouTube (Lula)

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo não mostra comemoração pelo fim da escala 6x1

Vídeo não mostra comemoração pelo fim da escala 6x1

falsoÉ falso que PF encontrou malas de dinheiro de Vorcaro na sede do PT da Bahia

É falso que PF encontrou malas de dinheiro de Vorcaro na sede do PT da Bahia

falsoÉ falso que café vendido no Brasil terá fórmula que causa calvície

É falso que café vendido no Brasil terá fórmula que causa calvície

fátima
Fátima