Trump não mandou tocar o hino nacional brasileiro na Times Square, em Nova York

Compartilhe

Não é verdade que o presidente americano, Donald Trump, pediu que o hino nacional brasileiro fosse tocado na Times Square no dia 7 de Setembro, como afirmam publicações nas redes sociais. O vídeo que acompanha as postagens (veja aqui) foi, na verdade, gravado no dia 31 de agosto, um dias antes do Brazilian Day, em Nova York, quando o hino foi tocado pela associação catarinense Planetapéia.

Diversas publicações no Facebook e no Youtube passaram a compartilhar o vídeo como se mostrasse o “respeito” de Trump pelo presidente Jair Bolsonaro. Juntas, as peças de desinformação no Facebook já acumulam mais de 1.000 compartilhamentos até a tarde desta segunda-feira (9). Todas as publicações foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de monitoramento da rede social (entenda como funciona).


FALSO

No dia de hoje o Trump, manda tocar o hino Nacional em plena Times Square, na Big Apple!! Orgulho de ser brasileiro.

Um vídeo que mostra um grupo cantando o hino nacional brasileiro na Times Square, em Nova York, tem sido compartilhado nas redes como se a homenagem que retrata tivesse ocorrido no dia 7 de Setembro a pedido do presidente americano, Donald Trump. No entanto, as imagens foram gravadas no dia 31 de agosto, antecipando as comemorações do Brazilian Day, que ocorreram no dia 1º de setembro.

O festival, que acontece desde 1984 para celebrar a independência brasileira, é promovido pelo jornal The Brasilians e o BACC (Brazilian-American Cultural Center) e não tem relação com o governo americano.

O vídeo que circula nas redes retrata a locomotiva Locopéia —tradicionalmente usada pela associação Planetapéia na Oktoberfest, em Blumenau (SC) —, que participou este ano pela primeira vez de desfiles em Nova York nos dias 31 de agosto e 1º de setembro.

Em nota enviada ao Aos Fatos, a Planetopédia confirmou que o vídeo é do dia 31 de agosto e que o hino nacional foi iniciado pela própria associação.

O Boatos.org também checou a peça de desinformação.

Compartilhe

Leia também

falsoFoi criada por IA gravação que mostra passagem de tornado pelo Paraná

Foi criada por IA gravação que mostra passagem de tornado pelo Paraná

O que os dados dizem sobre as metas do Acordo de Paris para conter o aquecimento global

O que os dados dizem sobre as metas do Acordo de Paris para conter o aquecimento global

falsoPosts compartilham vídeo gravado nos EUA como se fosse registro de tornado no Paraná

Posts compartilham vídeo gravado nos EUA como se fosse registro de tornado no Paraná

fátima
Fátima