🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Trump não disse em entrevista que mandará tropas ao Brasil se Bolsonaro sofrer golpe

Por Luiz Fernando Menezes

22 de abril de 2020, 16h21

Não é verdade que o presidente americano Donald Trump disse que, se Jair Bolsonaro sofrer tentativas de golpe na Presidência, os Estados Unidos enviarão seu exército para o Brasil, como sustentam posts nas redes sociais (veja aqui). Aos Fatos não encontrou tal declaração ou qualquer outra semelhante em entrevistas ou pronunciamentos recentes do mandatário norte-americano.

A peça de desinformação ganhou força nas redes sociais no início da semana, reunindo ao menos 2.500 compartilhamentos nesta quarta-feira (22) no Facebook. Posts com o conteúdo enganoso foram marcados com o selo FALSO na ferramenta de verificação disponibilizada pela rede social (saiba como funciona).


FALSO

EXCLUSIVO! Donald Trump em entrevista fala sobre tentativa de golpe em Jair Bolsonaro e diz que caso isso acontecer, enviará tropas do Exército Americano para o Brasil!

Publicações que circulam nas redes sociais afirmam que o presidente americano Donald Trump teria dito que enviará tropas ao Brasil se Jair Bolsonaro sofrer uma tentativa de golpe. No entanto, em pesquisa em entrevistas recentes do presidente americano, Aos Fatos não encontrou nenhuma declaração em que Trump tenha citado Bolsonaro na última semana. Também não há qualquer registro recente de menção ao presidente brasileiro na seção de comunicados e discursos da Casa Branca ou no Twitter de Trump.

A última vez que o Brasil foi tema de uma fala de Donald Trump foi no dia 1º de abril, quando o americano citou, durante coletiva, uma conversa tida com Bolsonaro naquele mesmo dia. “Ele [Bolsonaro] é um grande cara, fazendo um trabalho maravilhoso pelo Brasil. Foi um telefonema de cortesia. Ele tem um problema com o vírus, nos falamos esta manhã. O Brasil está parando, ele teve que parar. O mundo está parando, alguns países estão se saindo bem. Espero que possamos sair dessa mais fortes do que nunca.”

Origem. Buscas feitas por Aos Fatos indicam que a desinformação sobre o envio de tropas americanas em caso de golpe no Brasil tem origem em um tweet atribuído ao pastor Roberto Luiz, da Igreja Batista Getsêmani, publicado no dia 18 de abril. A publicação afirma, sem provas, que os Estados Unidos teriam alertado que “um golpe contra Bolsonaro será um golpe contra a América”. O tweet não aparece mais no perfil atribuído ao pastor, mas prints da publicação continuam a circular nas redes sociais.

Aos Fatos entrou em contato com a Igreja Batista Getsêmani para tentar conferir a autoria do tweet, mas não conseguiu falar com o pastor citado no tweet.

Referências:

1. White House
2. O Globo


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.