Trump não disse que Bolsonaro é corrupto e ‘está prestes a ser preso’

Compartilhe

Não é verdade que o ex-presidente dos Estados Unidos e candidato republicano Donald Trump disse que não conhece Jair Bolsonaro (PL) porque “não tem envolvimento com corruptos”. A declaração é falsa e foi criada por um perfil humorístico no X.

A publicação com a frase inventada tem sido compartilhada principalmente no Instagram, plataforma em que acumula mais de 7.000 curtidas até a tarde desta terça-feira (5).

Donald Trump ao ser perguntado sobre Bolsonaro em comício: ‘O que está prestes a ser preso no Brasil, nunca ouvi falar, não tenho envolvimento com corruptos’...

Fotos de Bolsonaro e Trump ilustram publicação com declaração falsa

Publicações têm compartilhado como se fosse verídica uma declaração inventada em que Donald Trump chama o ex-presidente Jair Bolsonaro de “corrupto” e diz que o brasileiro “está prestes a ser preso”.

A frase que tem circulado nas redes foi publicada originalmente por um perfil de humor no X. Mesmo que tenha origem satírica, a declaração passou a ser disseminada por páginas de fofoca e outros perfis como se fosse real.

Comentários de usuários que indicam ter acreditado na publicação falsa, como ‘cadê os patriotas apoiando o Trump? Sumiram?’
Nos comentários, usuários do Facebook e do Instagram sinalizam ter acreditado na falsa declaração atribuída a Trump (Reprodução/Instagram)

As peças de desinformação passaram a viralizar nas redes após Bolsonaro publicar um vídeo de apoio ao republicano na última segunda-feira (4).

O ex-presidente brasileiro retribuiu o favor de Trump que, em outubro de 2022, publicou uma gravação declarando apoio à sua tentativa de reeleição. O republicano também elogiou Bolsonaro em outros momentos, como em março de 2023, quando disse que o aliado seria um “homem muito popular na América do Sul”.

O caminho da apuração

Aos Fatos procurou a origem da declaração e encontrou o perfil no X que primeiro publicou a frase. Também pesquisamos declarações semelhantes de Trump na imprensa americana, mas não encontramos resultados.

Por fim, a reportagem buscou declarações passadas do republicano que atestam que ele não só conhece como já elogiou e declarou apoio a Bolsonaro.

Referências

  1. O Globo (1 e 2)
  2. UOL

Compartilhe

Leia também

falsoÉ falso que Brasil deu exclusividade à China para a compra de café

É falso que Brasil deu exclusividade à China para a compra de café

falsoÉ falso que Elon Musk comprou o McDonald’s

É falso que Elon Musk comprou o McDonald’s

falsoVídeo usa dublagem falsa de Musk como se fosse resposta a Janja

Vídeo usa dublagem falsa de Musk como se fosse resposta a Janja