Não é verdade que o presidente americano Donald Trump declarou apoio a uma possível candidatura de Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2026 durante um evento na Flórida. As peças de desinformação compartilham uma cena registrada em fevereiro deste ano, quando o republicano sequer concedeu entrevista à imprensa.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook e centenas de visualizações no Kwai até a tarde desta sexta-feira (23).
Trump diz que vai apoiar Bolsonaro em 2026.

Um vídeo em que Trump cumprimenta militares durante um evento de automobilismo na Flórida tem sido tirado de contexto nas redes para alegar que o republicano teria declarado apoio a uma possível candidatura de Bolsonaro em 2026.
A cena compartilhada pelos posts enganosos mostra Trump na Daytona 500, uma das corridas do campeonato Nascar Cup Series, no dia 16 de fevereiro. No registro original, publicado nas redes do presidente americano (veja abaixo), ele sequer fala com a imprensa.
A mensagem publicada pela Casa Branca a respeito da participação de Trump no evento também não menciona Bolsonaro. Em busca na imprensa e nas redes, Aos Fatos não encontrou registros de publicações recentes feitas pelo presidente americano citando o ex-presidente brasileiro ou a próxima disputa eleitoral no Brasil (veja aqui, aqui e aqui).
Ainda que Trump e Bolsonaro sejam aliados, o ex-presidente brasileiro está inelegível — e, portanto, proibido de disputar eleições até 2030.
Clickbait. A publicação enganosa usa a estratégia de clickbait com o objetivo de chamar a atenção de usuários para um pedido de doações a um foragido do 8 de Janeiro, que teve mandado de prisão expedido pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.
Salomão Vieira de Jesus afirma que fugiu para o Paraguai três dias após a depredação dos prédios dos Três Poderes. Ele, que alega ser inocente, é acusado de ser um dos organizadores dos atos golpistas e de orientar pessoas em frente aos quartéis.
Esta peça de desinformação também foi desmentida pelo Estadão Verifica.
O caminho da apuração
Por meio de busca reversa de imagens, Aos Fatos encontrou o vídeo original publicado no Instagram de Donald Trump em 16 de fevereiro deste ano. A reportagem constatou que em nenhum momento o presidente americano mencionou o nome de Jair Bolsonaro ou as eleições brasileiras do ano que vem.




