Trump não bloqueou bens e contas bancárias de Lula nos EUA

Compartilhe

Não é verdade que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decretou o bloqueio imediato de investimentos e contas de Lula e sua família nos EUA. Aos Fatos não encontrou registros de sanções contra o presidente brasileiro em portais oficiais do governo americano ou na imprensa.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 555 mil visualizações no YouTube e dezenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (27).

Trump decreta bloqueio imediato de todos os fundos de investimentos da família Lula no país

A imagem está dividida em duas partes. À esquerda, aparece o rosto de Donald Trump, um homem de cabelos claros, usando terno azul e gravata, diante de uma bandeira dos Estados Unidos. No canto superior esquerdo, há o selo escrito 'BREAKING NEWS'. À direita, aparecem dois homens: Lula, um homem de barba branca, terno escuro e gravata listrada em vermelho e azul; atrás dele está Nicolás Maduro, um homem de bigode, também de terno escuro e gravata vermelha. No canto superior direito, há outro selo escrito 'NEWS'. Na parte inferior, sobre uma faixa vermelha, está escrito em branco: 'Estados Unidos bloqueia contas da família Lula!'. Abaixo da imagem, há o texto: 'Trump decreta bloqueio imediato de todos os fundos e investimentos da família Lula no país...'

Publicações nas redes enganam ao afirmar que Lula e sua família foram alvo de sanções dos Estados Unidos e, por isso, tiveram investimentos e contas registradas no país bloqueados. Não há qualquer registro de penalidades semelhantes no site do governo americano ou na imprensa.

As peças desinformativas fazem referência à Lei Magnitsky, que prevê o congelamento de bens e a restrição de transações financeiras de seus alvos com cidadãos e empresas americanas.

Até o momento, o único brasileiro punido com a medida é o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes. As sanções contra ele foram anunciadas em 30 de julho pelo OFAC (Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros, na sigla em inglês).

A aplicação da norma levou ao cancelamento dos cartões do magistrado e gerou um debate sobre os efeitos das penalidades em território nacional.

De acordo com especialistas ouvidos pelo Aos Fatos, as punições não se aplicariam, em tese, a empresas nacionais nem a subsidiárias brasileiras de companhias americanas, que poderiam continuar prestando serviços normalmente ao ministro.

O caminho da apuração

Para verificar a veracidade da alegação, a reportagem realizou buscas em portais oficiais do governo dos Estados Unidos e não encontrou qualquer registro de medidas contra o presidente brasileiro ou sua família. Também foram consultadas reportagens de veículos de imprensa internacionais e nacionais.

Além disso, Aos Fatos pesquisou detalhes sobre a Lei Magnitsky para compreender seu escopo e identificar os alvos já sancionados.

Compartilhe

Leia também

falsoÉ falso que Maduro foi condenado à morte nos EUA

É falso que Maduro foi condenado à morte nos EUA

falsoRegra que adia aposentadoria de professores foi aprovada em 2019, não agora

Regra que adia aposentadoria de professores foi aprovada em 2019, não agora

falsoVídeo em que homem anuncia greve de fome por liberdade de Maduro é gerado por IA

Vídeo em que homem anuncia greve de fome por liberdade de Maduro é gerado por IA

fátima
Fátima