É falso que o presidente americano Donald Trump tenha dito que os EUA e a Itália são aliados “desde a época da Roma Antiga”. As peças de desinformação distorcem o conteúdo de uma entrevista concedida em 2019, durante encontro com o presidente italiano, Sergio Mattarella. Não há registros de que o republicano tenha dado declaração similar durante a conversa.
Os posts enganosos acumulavam mais de 2.000 compartilhamentos no Facebook e centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta quarta-feira (9).
Trump disse que os Estados Unidos e a Itália são aliados desde a época da Roma Antiga. A reação da tradutora não tem preço!

São mentirosas as publicações que afirmam que Donald Trump teria dito em entrevista que os EUA seriam aliados da Itália desde a Roma Antiga. Não há registros públicos de que o presidente americano tenha cometido esse erro — o Império Romano terminou por volta de 476, enquanto os EUA só se tornaram uma nação em 1776.
As imagens que ilustram a peça de desinformação também não mostram o momento em que Trump cometeu o suposto erro. Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que os posts usam frames de uma entrevista veiculada pela Fox News em outubro de 2019, quando o presidente italiano, Sergio Mattarella, visitou os EUA (veja abaixo).
Em nenhum momento da fala, Trump faz alguma afirmação semelhante à citada pelas peças de desinformação.
Em outra entrevista, também durante o encontro com Mattarella, o presidente americano disse que “os EUA e Itália estão unidos por uma herança cultural e política comum que remonta há milhares de anos, à Roma Antiga”. A frase, no entanto, é seguida do contexto: “ao longo dos séculos, o povo italiano abençoou nossa civilização com magníficas obras de arte, ciência, filosofia, arquitetura e música”.
A frase falsa circulou inicialmente na internet já em 2019, quando foi desmentida por diversos veículos de imprensa (veja aqui, aqui e aqui). A desinformação voltou a viralizar em meio à crise causada pelas tarifas anunciadas por Trump na semana passada.
O caminho da apuração
Aos Fatos procurou pela entrevista citada pelas peças de desinformação e a transcreveu, na íntegra, por meio da ferramenta Escriba. Como a transcrição não revelou nenhuma declaração semelhante, buscamos pela frase na imprensa americana e encontramos apenas a declaração sobre a influência artística romana.




