Não é verdade que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, impediu a entrada do jornalista William Bonner e de outros funcionários da TV Globo na Casa Branca. O vídeo compartilhado pelos posts enganosos mostra a equipe da Globo aguardando liberação para a entrada, o que ocorreu após a verificação dos documentos. Além do mais, o presidente americano ainda é Joe Biden – Trump só assume em 20 de janeiro de 2025.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam milhares de visualizações no TikTok e centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta segunda-feira (11).
Urgente 🚨 Equipe de Trump barra entrada de Bonner e Globo. Qual sua opinião?
São enganosos os posts que afirmam que Trump teria barrado a entrada de Bonner e da equipe da TV Globo na Casa Branca. As peças de desinformação, que compartilham uma gravação do momento em que a comitiva da emissora aguardava liberação para entrada, omitem que os jornalistas conseguiram acessar posteriormente o local.
Em resposta ao Metrópoles, a Globo informou que o procedimento é normal e que, após a verificação dos passaportes, Bonner gravou uma passagem na residência oficial dos presidentes americanos. A cena foi ao ar na edição do Jornal Nacional do último dia 4 — antes mesmo, portanto, de Trump ter vencido as eleições presidenciais.
A jornalista e apresentadora Renata Lo Prete também integrava a comitiva. Ela e Bonner registraram a entrada na Casa Branca em uma publicação no Instagram.
As publicações desinformativas dão a entender ainda que a entrada de pessoas na Casa Branca dependeria da autorização de Donald Trump, o que é falso. O republicano só assumirá o cargo em 20 de janeiro de 2025. Até lá, quem comanda o país é o democrata Joe Biden.
Esta peça de desinformação também foi desmentida pela Agência Lupa.
O caminho da apuração
Aos Fatos confirmou que o presidente eleito não possui poder decisório até o momento da posse e que, portanto, não poderia ter barrado a entrada de qualquer cidadão na Casa Branca.
Em seguida, consultamos informações sobre o caso na imprensa e constatamos que a equipe da TV Globo foi autorizada a entrar na residência oficial — o que pode ser comprovado pelas filmagens e fotos publicadas nas redes.