🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Junho de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Trecho da transposição do São Francisco mostrado em vídeo não foi inaugurado por Bolsonaro

Por Priscila Pacheco

28 de junho de 2021, 14h19

Em vídeo que circula nas redes sociais (veja aqui), um homem engana ao sugerir que o trecho mostrado da transposição do Rio São Francisco em Cabrobó (PE) teria sido entregue pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Na verdade, a estrutura que aparece nas imagens faz parte do eixo norte do projeto e foi inaugurada em duas partes: em 2015, no governo Dilma Rousseff (PT), e em 2018, na gestão de Michel Temer (MDB).

As postagens com o vídeo reuniam centenas de compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (28) e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona). O conteúdo também foi postado na página oficial do presidente Jair Bolsonaro e tem 110.000 compartilhamentos.


O povo é o repórter. Obras sendo concluídas. Presidente Jair Bolsonaro

Em vídeo gravado no dia 17 de junho, Leonardo Vinicius Ferreira Andrade, vereador suplente de Petrolina (PE), agradece ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por uma obra da transposição do Rio São Francisco que não foi ele quem inaugurou. As estruturas mostradas nas imagens, em Cabrobó (PE), foram entregues em 2015 e em 2018, nas gestões de Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB), respectivamente.

Conforme o Aos Fatos verificou comparando as imagens do vídeo e do mapa de Cabrobó, a filmagem ocorreu na rodovia BR-248. Essa área faz parte da Meta 1N (primeira etapa) do Eixo Norte do PISF (Programa de Integração do São Francisco) e teve a EBI-1 (Estação de Bombeamento 1) inaugurada por Dilma Rousseff em agosto de 2015.

A Meta 1N foi concluída em Cabrobó em 2018, ano em que Michel Temer inaugurou a EBI-2. Na época, o Eixo Norte estava com 95% da execução finalizada e o então presidente também havia entregue a EBI-3, em Salgueiro (PE).

O presidente Jair Bolsonaro inaugurou a última etapa do Eixo Norte no ano passado em Penaforte (CE), município localizado a 100 km de distância de Cabrobó. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional informou em março, 97,7% do trecho já havia sido finalizado, faltando apenas a entrega da recuperação da tubulação na barragem de Atalho, no Ceará, e serviços complementares. Questionada por Aos Fatos, a pasta não respondeu qual a situação atual do Eixo Norte nem se foram realizadas novas obras em Cabrobó.

Procurado, Leonardo Vinicius Ferreira Andrade admitiu saber que a obra foi iniciada em gestões anteriores, mas disse que deveria ter terminado muitos anos antes e que o Bolsonaro "vem fazer a festa do sertanejo e de todo o Brasil". Confira a íntegra.

Esta peça de desinformação também foi verificada pelo Projeto Comprova.

Referências:

1. TSE
2. Google Maps
3. G1 (Fontes 1 e 2)
4. TV Brasil Gov
5. Agência Brasil (Fontes 1 e 2)
6. Ministério do Desenvolvimento Regional


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.