🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo mostra tornado na República Tcheca, não tempestade no RS

Por Luiz Fernando Menezes e Priscila Pacheco

17 de maio de 2022, 18h38

Um vídeo que mostra uma casa em meio a fortes rajadas de vento não foi gravado no Rio Grande do Sul durante a tempestade subtropical Yakecan, em maio de 2022, como dizem postagens nas redes sociais (veja aqui). As cenas foram gravadas na passagem de um tornado pela cidade de Hodonín, no sul da República Tcheca, em junho de 2021.

O conteúdo enganoso contava com ao menos 15 mil compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (17) e também tem sido disseminado no Twitter.


Selo falso

Alerta Máximo ⚠️⚠️ Furacão começando a ganhar força no Rio grande do Sul primeira cidade assolada pelo tufão de categoria 1. nuvens. de Furacão já estão sobre o Rio grande do Sul segundo meteorologia. entre hoje e amanhã o furacão atingira com muita violência várias cidades do Rio grande do Sul.

Vídeo da República Tcheca é disseminado como se fosse no Rio Grande do Sul

Não foi gravado no Rio Grande do Sul um vídeo que mostra uma casa sendo atingida por fortes rajadas de vento, como afirmam postagens que circulam nas redes sociais. As imagens foram gravadas em Hodonín, na República Tcheca, e mostram um tornado que devastou várias cidades em junho de 2021.

Naquela época, o sudeste do país registrou ventos de mais de 200 km/h, que causaram deslizamentos e destruíram casas. Segundo registros da imprensa internacional, ao menos cinco pessoas morreram e dezenas ficaram feridas.

Nesta terça-feira (17), chegou ao Rio Grande do Sul a tempestade subtropical Yakecan — “som do céu” em tupi-guarani — que poderá gerar vento com velocidade superior a 100 km/h. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) lançou um alerta de grande perigo para o litoral do Rio Grande do Sul, e atividades presenciais foram canceladas. Inicialmente chamado de ciclone, o fenômeno meteorológico foi reclassificado para tempestade subtropical, que tem magnitude maior. Uma pessoa morreu após o naufrágio de um barco.

Referências:

1. The Guardian
2. BBC
3. Metsul
4. G1 (Fontes 1 e 2)
5. O Globo


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.