🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Tony Ramos não declarou apoio a Lula em vídeo

Por Marco Faustino

2 de setembro de 2022, 17h29

Não é verdade que um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o ator Tony Ramos declarando apoio ao ex-presidente e candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (veja aqui). As postagens adicionaram uma legenda enganosa sobre um trecho da participação do ator no programa Mais Você, da TV Globo, em que ele fala de respeito e afeto ao responder a homenagens de colegas de trabalho. Em entrevista recente, o ator afirmou que não revelará seu voto e que nunca manifestou apoio a políticos.

As publicações com o conteúdo enganoso somavam ao menos 11.700 compartilhamentos no Facebook e 7 mil curtidas no Kwai nesta sexta-feira (2), e também circulam no Helo.


Selo falso

Tony Ramos declara apoio a Lula

Vídeo engana ao afirmar que Tony Ramos declarou apoio a Lula

Tony Ramos não declara apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em vídeo em que fala acreditar no respeito e no afeto, como afirmam postagens. Trata-se, na verdade, de um trecho da participação do ator no programa Mais Você, da TV Globo, em 15 de agosto, quando respondia a uma homenagem feita por colegas de trabalho. Em nenhum momento do vídeo, Tony Ramos diz apoiar o candidato. Confira abaixo a fala completa do ator:

“Saibam vocês aí, que deram esses depoimentos, que não fiz nada mais daquilo que eu sou, que eu acredito na vida, no afeto, no respeito, eu… Fogo, né? Eu não suporto a soberba do ser humano. Não suporto aquele que põe o dedo e diz: Isto que é a verdade. Não suporto. Ninguém tem a verdade absoluta. É insuportável quando alguém diz: A vida é isso, né? Eu não suporto preconceito. Eu não suporto gente que se diz religiosa e depois sai da igreja e é preconceituosa, e é intolerante. Que religiosidade é essa? Que Deus é esse que tu tem dentro? Eu acho que é por isso que eles me entendem”

Dois dias depois, em entrevista ao site Na Telinha, o ator disse que não pensa em declarar em quem deve votar nas eleições deste ano. “Nunca fiz propaganda para candidato, nunca subi em palanque e nunca farei. Não recrimino quem faz, mas guardo o meu por ser uma pessoa pública. Declarar voto não faço porque não gosto de intimidade com político porque quero apontar o erro de determinado político, mesmo que eu voto”, afirmou.

O Aos Fatos não encontrou qualquer declaração posterior de Tony Ramos em que ele tivesse revelado em quem votará neste ano.

Referências:

1. Globo Play
2. GShow
3. Na Telinha


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.