Tirol não proibiu o uso da bandeira do Brasil em caminhões e na fábrica

Compartilhe

Não é verdade que a Tirol, empresa produtora de laticínios, tenha proibido a exibição da bandeira do Brasil em seus caminhões e no pátio da fábrica em Santa Catarina, conforme afirmam postagens nas redes sociais (veja aqui). Em nota, a empresa nega que tenha vetado o uso do símbolo e Aos Fatos também não encontrou qualquer evidência de que a tal proibição esteja em prática neste momento.


Postagens que circulam nas redes sociais enganam ao afirmar que a Tirol, empresa produtora de laticínios fundada em Santa Catarina, tenha proibido o uso de bandeiras em caminhões e no pátio da fábrica. Em nota publicada no Facebook e no Instagram, a Tirol desmentiu a existência do veto.

“A Tirol esclarece que não é do seu conhecimento nenhuma proibição do uso de símbolos nacionais e que o fato não condiz com as orientações da direção da empresa, que inclusive os utiliza na sua sede matriz”, afirma a nota. A empresa não informou se os caminhões dos laticínios costumam ser enfeitados com a bandeira do Brasil.

No último domingo (5), a empresa também publicou nas redes sociais uma imagem que exibe a bandeira brasileira e a citação “Independência do Brasil. 07 de setembro”. Em pesquisas realizadas em sites de busca, o Aos Fatos não encontrou reportagens ou publicações de funcionários que indiquem a obrigação de retirada dos símbolos nacionais.

A desinformação também foi checada pelo Boatos.org.

Referências

  1. Facebook Tirol (1 e 2)
  2. Instagram Tirol (1 e 2)
  3. Tirol

Compartilhe

Leia também

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

falsoVídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

Vídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

falsoVídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

Vídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

fátima
Fátima