Texto ‘Aprenda a nunca mais ser idiota’ não foi escrito por padre Fábio de Melo

Compartilhe

Não é de autoria do padre Fábio de Melo a mensagem sobre a brevidade da vida que tem circulado nas redes intitulada “Aprenda a nunca mais ser idiota” (veja aqui). O texto foi originalmente escrito pelo jornalista Bruno Garcia em seu Facebook em abril de 2019. A mensagem voltou a circular nos últimos dias atribuída ao padre, junto de uma foto da cantora Marília Mendonça, morta em um acidente de avião na última sexta-feira (5).

Ao todo, as publicações acumulavam mais de 700 mil compartilhamentos na tarde desta segunda-feira (8).


Selo falso

OLHA O QUE O PADRE FÁBIO DE MELO ESCREVEU. Aprenda a nunca mais ser idiota… A vida não pode ser só trabalhar e pagar conta. Seu casamento não pode ser somente cobranças e sexo. Seu relacionamento com seus filhos não pode ser só perguntar como foi a escola (...) um Dia a hora chega e quem viver, viveu.

Publicações nas redes sociais atribuem um texto intitulado “Aprenda a nunca mais ser idiota” ao padre Fábio de Melo. A mensagem, no entanto, foi escrita pelo jornalista Bruno Garcia, em abril de 2019, e publicada em seu perfil no Facebook. Contatado por Aos Fatos, Garcia confirmou a autoria do texto.

Aos Fatos pesquisou nas redes sociais do padre Fábio de Melo (Facebook antigo, Facebook atual, Twitter e Instagram) e não encontrou nenhum registro de mensagem semelhante. Também não há manifestações parecidas do padre na imprensa.

A publicação original é de 29 de abril de 2019. Segundo Garcia, a ideia do texto surgiu após as mortes da modelo Caroline Bittencourt e do jornalista Ricardo Boechat, ocorridas naquele ano.

Dias depois, o conteúdo foi publicado na página de fãs do padre no Facebook com a autoria atribuída a Garcia. Mesmo assim, passou a circular nas redes sociais como se fosse uma mensagem do religioso.

Marília Mendonça morreu em um acidente aéreo na última sexta-feira (5). O padre Fábio de Melo homenageou a cantora em diferentes momentos: escreveu, por exemplo, sobre a tristeza causada pela morte e participou do tributo a ela realizado pelo programa Domingão com Huck, da TV Globo, no último domingo (7).

Aos Fatos tentou contato com o padre Fábio de Melo, mas não obteve retorno até a publicação desta checagem.

Não é a primeira vez que Aos Fatos desmente uma mensagem erroneamente atribuída a Fábio de Melo. Em 2018, por exemplo, circulavam alegações falsas de que ele teria publicado uma mensagem de apoio ao então candidato à Presidência Jair Bolsonaro e que teria feito um texto dizendo que “armas não matam, o que mata é a ausência de amor”.


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos do Facebook. Veja aqui como funciona a parceria.

Referências

  1. Facebook Bruno Garcia
  2. Facebook padre Fábio de Melo (1 e 2)
  3. Instagram padre Fábio de Melo
  4. Página de fãs do padre Fábio de Melo
  5. GShow
  6. G1 (1, 2 e 3)
  7. Aos Fatos (1 e 2)

Compartilhe

Leia também

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

falsoVídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

Vídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

falsoVídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

Vídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

fátima
Fátima