Terremoto na Ásia reacende ‘profecias’ de mangaká que nega ser profeta

Compartilhe

Um dos terremotos mais fortes dos últimos anos foi registrado em Kamtchatka, no mar da Rússia, na terça-feira (29). O tremor de magnitude 8,8 fez com que os países banhados pelo Pacífico, como Japão, México e EUA emitissem alertas de tsunami e ordens de evacuação.

Algumas horas depois, no entanto, os países rebaixaram a maioria de seus alertas e, fora de algumas regiões do litoral russo, não houve grandes estragos.

Como todo acontecimento extraordinário da natureza, o terremoto foi acompanhado de desinformação (o Aos Fatos, inclusive, desmentiu uma sobre baleias encalhadas) e conspirações. Mas uma delas chamou a atenção dos usuários na internet:

Montagem com fundo escuro mostrando, à esquerda, um mapa da Ásia e do Pacífico com setas amarelas apontando para o mar das Filipnas. Abaixo do mapa, está escrito ‘A MACABRA PROFECIA JAPONESA’ em letras grandes. À direita, aparece a capa de um mangá com uma mulher segurando a mão sobre os olhos e texto em japonês. Abaixo da imagem, uma pessoa com o rosto pixelado aparece parcialmente, com um ícone de play branco sobreposto.
Vídeos no TikTok no Brasil e em outros países passaram a divulgar que mangaká teria previsto terremoto que atingiu a Rússia (Reprodução/TikTok)

Segundo diversas publicações nas redes, o terremoto que atingiu a região na última semana teria sido previsto por uma mangaká — nome dado a autores de mangás, os quadrinhos japoneses — chamada Ryo Tatsuki. Apelidada de “Baba Vanga do Japão” — referência à uma famosa mística búlgara —, ela teria profetizado o desastre há anos em uma de suas obras.

Mas não é bem assim.

Como já dito anteriormente em outra edição desta newsletter, não é possível “desmentir” uma profecia. E esse nem é nosso intuito. Vamos apenas mostrar como a internet infla o misticismo desse tipo de conteúdo ao omitir ou distorcer informações que acompanham essas previsões.


Assine a newsletter A Que Ponto Checamos e receba análises sobre as desinformações mais absurdas da internet brasileira.


1. O terremoto de 2011

Em 1999, já no final de sua carreira, Ryo publicou o mangá “O futuro que eu vi”, no qual ela conta que tem o costume de anotar seus sonhos em um caderno. Segundo a autora, alguns deles teriam, mais tarde, se concretizado, e isso a levou a acreditar que teria a capacidade de ver o futuro. O livro não foi lá aquele sucesso de vendas e Ryo não publicou novas obras nos anos seguintes.

Até que, em março de 2011, o Japão foi alvo de um terremoto de magnitude 9.0 seguido de um tsunami. O desastre matou mais de 10.000 pessoas.

Foi identificado, então, que na capa do “O futuro que eu vi”, uma das mensagens dizia “o grande desastre em março de 2011”. Não demorou muito para as pessoas acreditarem que Ryo teria previsto a calamidade e ela passou a ser tratada como uma profeta. Houve até um caso de um imitador que se passou por Ryo para tentar vender novos livros.

Capa do mangá japonês ‘Watashi ga Mita Mirai: Kanzenban’ (O futuro que eu vi: Edição Completa), de Ryo Tatsuki. A ilustração mostra uma mulher de cabelos ruivos olhando para frente com um dos olhos coberto pela mão. Acima dela, há várias páginas voando com recortes de datas e previsões. O título está em vermelho no topo. Na parte inferior, há uma faixa vermelha com texto em japonês destacando que uma grande catástrofe ocorrerá em julho de 2025.
Previsão de que calamidade aconteceria em julho de 2025 aparece em destaque capa da edição mais recente do mangá (Reprodução)

Como era de se esperar, a fama repentina fez com que o livro esgotasse e, mais tarde, recebesse duas novas edições — uma em 2021 e outra em 2022 — reunindo os mangás da autora.

2. O terremoto de 2025

A mais recente edição trouxe uma nova “profecia”. Em um determinado momento do mangá, Ryo, que desenha a si própria como personagem principal do quadrinho, diz que “a real catástrofe ocorrerá em 5 de julho de 2025”.

Pessoas não só acreditaram como entraram em pânico no Japão: há registros de que turistas mais supersticiosos cancelaram ou postergaram suas viagens à ilha e encontramos diversos exemplos de usuários que questionaram se seria seguro ficar no país naquele mês.

5 de julho chegou e nada aconteceu.

Mas e se Ryo trabalhar com margem de erro? Pois é isso que as redes têm defendido: quando foi noticiado que o terremoto iria causar tsunamis no Japão, diversas publicações no Brasil e no mundo passaram a defender que a mangaká teria “acertado outra”.

Montagem com quatro imagens. No canto superior esquerdo, a capa do mangá ‘Watashi ga Mita Mirai’. Ao lado, uma fotografia de uma casa destruída em meio a destroços. Abaixo, no centro da imagem, aparece o texto em destaque ‘ELA ACERTOU’. No canto inferior direito, uma mulher asiática de óculos está sentada à mesa escrevendo em um caderno, com estante de livros ao fundo. No canto inferior esquerdo, parte do rosto de uma pessoa está pixelada, com ícone de play branco sobreposto.
Mesmo errando data e local, vídeos dizem que Ryo acertou mais uma previsão (Reprodução/TikTok)

Além do erro da data, há vários outros pontos que enfraquecem a “profecia”:

  • No livro, a autora diz que a catástrofe viria do mar das Filipinas, mas, como dito anteriormente, o terremoto aconteceu, na verdade, no mar russo (veja abaixo);
Mapa do leste da Ásia e do Oceano Pacífico, com destaque para dois pontos sinalizados por círculos brancos. Um ponto, ao norte, está marcado como ‘Epicentro do terremoto recente’, próximo à Península de Kamchatka, na Rússia. O outro, mais ao sul, está marcado como ‘Local do desastre previsto por Ryo’, próximo à região das Ilhas Marianas.

3. Outras previsões

Além de terremotos, Ryo já recebeu créditos por outras previsões desde a publicação de “O futuro que eu vi”:

  • Dizem, por exemplo, que ela teria previsto a morte da princesa Diana em 1997. Em seu diário de sonhos, que acompanha a última edição do livro, ela escreve que, em 1992, ela sonhou com a imagem de uma mulher segurando um bebê em um castelo com o nome “Dianna”. Em nenhum momento ela afirma que a princesa iria morrer;
  • Diferentes sites alegam que a mangaká teria previsto a Covid-19 e ainda profetizado que o vírus voltará em 2030. Aos Fatos não conseguiu encontrar registros de fotos ou vídeos que provem que ela escreveu essa profecia;
  • Outra previsão que não encontramos registros de que seja real é a do terremoto que atingiu Kobe em 17 de janeiro de 1995. Segundo textos sobre Ryo, ela teria escrito em seu diário, em 2 de janeiro de 1995, que “a terra racha em Kobe, 15 dias ou 15 anos depois”.

Os três casos também têm sua credibilidade questionada pelo aspecto temporal: eles teriam sido escritos no diário de sonhos, que só se tornou público com as novas edições do mangá. Logo, as supostas previsões só vieram à tona depois que os incidentes já haviam acontecido.

Compartilhe

Leia também

falsoBolsonaro não disse ‘a Papuda lhe espera’ após prisão de Lula em 2018

Bolsonaro não disse ‘a Papuda lhe espera’ após prisão de Lula em 2018

falsoVídeo de ato organizado por caminhoneiros em apoio a Bolsonaro é de 2022, não atual

Vídeo de ato organizado por caminhoneiros em apoio a Bolsonaro é de 2022, não atual

falsoRodrigo Pacheco não ameaçou ministros do Supremo após Lula indicar Messias ao STF

Rodrigo Pacheco não ameaçou ministros do Supremo após Lula indicar Messias ao STF

fátima
Fátima