🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Junho de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Telegram não disse que hackers alteraram mensagens vazadas da Lava Jato

Por Ana Rita Cunha

13 de junho de 2019, 16h02

Não é verdade que o aplicativo Telegram confirmou em sua conta no Twitter que hackers alteraram textos das mensagens vazadas do ministro Sergio Moro, do procurador Deltan Dallagnol e de outros integrantes da força-tarefa da Lava Jato, veja aqui).

Aos Fatos constatou que o tweet não consta no perfil @telegram. Além disso, a mensagem foi escrita em português em um perfil que só posta em inglês. Com erros, o texto em si também foge ao padrão da comunicação adotada pela empresa. O aplicativo de mensagens já negou, tanto na conta em inglês, quanto na em português, que tenha havido ataque hacker ao aplicativo no caso da Lava Jato e disse ser "mais provável que tenha sido malware [um tipo de vírus] ou alguém que não esteja usando uma senha de verificação em duas etapas".

Publicado por perfis pessoais no Facebook, a desinformação já tinha cerca de dois mil compartilhamentos nesta quinta-feira (13). As postagens com o conteúdo foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de monitoramento da rede social (entenda como funciona).

Confira abaixo, em detalhes, o que checamos.



FALSO

Urgente! A invasão já seria crime, agora o Telegram confirma que o texto divulgado foi manipulado. Atitudes imediatas, tirar o site do ar e prender Glenn Greenwald!

Não é verdade que o Telegram teria admitido que hackers alteraram os textos das mensagens do ministro da Justiça, Sergio Moro, e de procuradores da força tarefa da Lava Jato mensagem que circula no Facebook questionando a credibilidade do material divulgado sobre as autoridades é acompanhada de uma montagem feita sobre um tweet de resposta da conta oficial do Telegram.

A imagem do tweet mostra um texto indicado como “comunicado oficial” do Telegram e que contém vários erros de pontuação e grafia, o que destoa do padrão geral de comunicados publicados pela empresa.

Além disso, o tweet da imagem está escrito em português, mesmo atribuído à conta @telegram, que publica apenas em inglês. Os conteúdos em português são divulgados na conta @telegram_br.

O Telegram negou, tanto na conta em inglês, quanto na em português, que tenha havido qualquer ataque hacker ao aplicativo. Nas mensagens que publicou respondendo a outros usuários, a empresa afirmou que "é mais provável que tenha sido malware [um tipo de vírus] ou alguém que não esteja usando uma senha de verificação em duas etapas", ao ser questionado sobre o vazamento de mensagens de procuradores e de Moro.

A montagem foi feita sobre uma reprodução da tela da primeira resposta do Telegram a um usuário no Twitter sobre as acusações de invasão hacker ao aplicativo. Veja a comparação do tweet original com a imagem falsa que circula nas redes sociais.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.