Taxa para enterrar fios foi proposta por Nunes em 2023 e nunca foi implementada

Compartilhe

Não é verdade que o prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), tenha sugerido a criação de uma taxa obrigatória na conta luz em meio à crise energética que afeta a capital paulista. As publicações tiram de contexto uma declaração feita pelo prefeito em novembro de 2023 sobre uma possível contribuição voluntária para o aterramento dos fios da cidade. O projeto nunca foi implementado.

O conteúdo enganoso somava centenas de curtidas no Instagram, no Facebook e no Threads até a tarde deste sábado (26).

Prefeito de SP Ricardo Nunes quer nova taxa na conta de luz

Posts enganam ao afirmar que Nunes propôs recentemente uma nova taxa na conta de luz

Posts nas redes enganam ao afirmar que o candidato à reeleição Ricardo Nunes sugeriu a criação de uma nova taxa compulsória na conta de luz após o apagão que afetou 3,1 milhões de pessoas na capital e na região metropolitana de São Paulo no início deste mês.

As publicações tiram de contexto uma declaração feita por Nunes em 6 de novembro de 2023, em meio a outro apagão. Durante entrevista, o prefeito afirmou que a gestão municipal estava avaliando junto à Enel a cobrança de uma “taxa de melhoria”, que seria paga por moradores que tiverem interesse em viabilizar o aterramento de fios elétricos em suas regiões. A proposta não foi implementada até o momento.

Após a repercussão negativa, o prefeito afirmou em entrevista à GloboNews que sua fala foi tirada de contexto e que “em hipótese nenhuma vai ter taxa”.

Ele esclareceu que a proposta era permitir que moradores interessados em enterrar os fios de suas regiões pudessem pagar uma contribuição voluntária voltada para esse objetivo. A taxa, portanto, não seria obrigatória e não seria paga por todos os munícipes.

À época, o então presidente da Enel, Max Xavier Lins, confirmou que conversas neste sentido ocorriam desde 2022. No entanto, não houve maiores explicações sobre como funcionaria a cobrança voluntária e de que forma ela poderia de fato viabilizar o aterramento dos fios.

Esta peça de desinformação também foi checada pelo Comprova.

O caminho da apuração

Aos Fatos buscou informações na imprensa sobre a criação de uma nova taxa na conta de luz sugerida por Ricardo Nunes e constatou que, na verdade, a declaração do prefeito havia ocorrido em 2023 e circulava fora de contexto.

Também procuramos possíveis atualizações do caso e verificamos que a taxa nunca foi colocada em vigor.

Referências

  1. Uol
  2. CNN Brasil
  3. g1 (1 e 2)

Compartilhe

Leia também

falsoGoverno Lula não vai usar multa de 40% do FGTS para compensar gastos públicos

Governo Lula não vai usar multa de 40% do FGTS para compensar gastos públicos

falsoÉ montagem foto que mostra Lula abraçado a influenciador acusado de abuso sexual infantil

É montagem foto que mostra Lula abraçado a influenciador acusado de abuso sexual infantil

falsoCorrente engana ao afirmar que multinacionais anunciaram demissões em massa no Brasil

Corrente engana ao afirmar que multinacionais anunciaram demissões em massa no Brasil

fátima
Fátima