🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Dezembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que Tarcísio de Freitas disse que Lula nunca tomará posse

Por Bruna Leite

16 de dezembro de 2022, 18h18

Trata-se de uma montagem a publicação que circula nas redes sociais com a frase “não irei à posse de Lula porque ele nunca tomará posse” atribuída ao governador eleito de São Paulo, Tarcisio Gomes de Freitas (Republicanos). No texto original, publicado no site Metrópoles, o jornalista Paulo Cappelli afirma que o político não irá para a cerimônia em Brasília no dia 1º de janeiro sob a justificativa de que terá a sua própria solenidade na manhã do mesmo dia, na capital paulista.

Até esta sexta-feira (16), o post tinha 10 mil visualizações e centenas de compartilhamentos no Facebook. Também circula no Kwai, onde alcançou 30 mil visualizações e 3.000 curtidas, e no TikTok, com 20 mil visualizações e 2.000 curtidas.


Selo falso
Reprodução de post que altera texto de publicação jornalística para inserir frase inventada de Tarcísio de Freitas

É falso que o governador eleito de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), disse que não irá à cerimônia de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “porque ele nunca tomará posse”, como afirmam posts nas redes sociais. A publicação é uma montagem que insere a frase inventada em uma coluna escrita pelo jornalista Paulo Cappelli, do site Metrópoles.

A versão original, publicada pelo veículo em 8 de dezembro, afirma que Freitas, ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL), foi aconselhado a estreitar laços com a equipe de Lula, mas não deve ir à cerimônia em Brasília por uma questão de agenda, já que no dia 1º de janeiro também acontecerá a sua posse no Palácio dos Bandeirantes.

O Aos Fatos não encontrou qualquer registro de posicionamento contrário de Freitas à posse do presidente eleito. Questionada, a assessoria do político também negou a autoria da afirmação. No dia 5 de dezembro, o governador eleito declarou em entrevista que o “Brasil está muito tenso e dividido” e que é “preciso pacificar”.

Referências:

1. Metrópoles
2. Google
3. Twitter
4. Folha de S. Paulo

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.