🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Tá todo mundo mentindo!

26 de outubro de 2022, 14h04

A Pareidolia é um fenômeno psicológico que permite conectar ideias aleatórias e criar uma relação entre elas. Essa habilidade é muito útil para estimular a criatividade e interpretar a realidade à nossa volta. Mas, sem os devidos métodos de verificação científica e de checagem de informações, esse fenômeno pode criar algumas distorções. É justamente nessa lógica que operam as teorias da conspiração.

No segundo episódio do Ora da Verdade, um projeto do Aos Fatos com Thiago Guimarães, do canal Ora Thiago, destrinchamos os mecanismos por trás de teorias da conspiração, te mostramos como reconhecê-las e quais estratégias funcionam para ajudar alguém propenso a acreditar nelas.

O Ora da Verdade é uma série de vídeos multiplataforma que tem como objetivo combater a desinformação durante as eleições de 2022. O projeto conta com apoio institucional do Twitter Brasil.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.