🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo mostra choro de soldado no Iraque, não militar russo que se nega a invadir Kiev

Por Marco Faustino

14 de março de 2022, 15h00

Não é verdade que um vídeo que tem sido compartilhado nas redes sociais mostra o desespero de um soldado russo que se nega a invadir Kiev, a capital da Ucrânia (veja aqui). As cenas, na verdade, retratam a despedida de um soldado curdo de seu melhor amigo, morto no Iraque durante ofensiva contra o grupo extremista Estado Islâmico, em 2016. As imagens estão no documentário “Trincheiras no Deserto”, veiculado pela GloboNews.

Postagens com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (14), e circulam também no Instagram e TikTok.


Selo falso

soldados russos choram e se negam a invadir Kiev

Postagens nas redes sociais enganam ao afirmar que o soldado que aparece em um vídeo aos prantos e amparado por colegas é um militar russo que se negou a invadir Kiev. O registro, na realidade, faz parte do documentário “Trincheiras do Deserto”, exibido pela GloboNews em julho de 2017, e mostra um soldado curdo que perdeu o melhor amigo durante combate contra o Estado Islâmico, no Iraque, em 2016.

Por meio de busca reversa, Aos Fatos localizou uma versão do vídeo no YouTube também atribuída ao documentário (veja abaixo). A emissora confirmou a informação.

No registro original, o jornalista Gabriel Chaim, autor das imagens, diz que combatentes curdos, também denominados de peshmergas, retomaram a cidade de Bashiqa do controle do grupo radical islâmico. Já no vídeo enganoso, a narração de Chaim foi substituída por um trecho da música “Love Me Like You Do”, de Ellie Goulding.

Outras checagens do Aos Fatos sobre a guerra na Ucrânia podem ser conferidas aqui.

Referências:

1. G1
2. DW
3. YouTube
4. Gaúcha ZH
5. Aos Fatos


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.