🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Julho de 2018. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Site publica como nova pesquisa antiga sobre rejeição de Lula

Por Bernardo Moura

3 de julho de 2018, 16h20

Sem indicação clara de data e de contexto, o site Brasil sem PT publicou neste domingo (1º) informações contidas em uma pesquisa Datafolha de 19 de março de 2016 para fazer crer que, hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria atingido reprovação recorde (57%) entre os entrevistados. A postagem, que foi denunciada por usuários do Facebook como potencialmente enganosa (entenda como funciona), acumulava ao menos 8.000 compartilhamentos naquela rede social até a tarde desta terça-feira (3).

No último levantamento do Datafolha, divulgado em 11 de junho deste ano, a rejeição ao nome de Lula alcançou 36% - uma das maiores entre os pré-candidatos à Presidência da República este ano, perdendo apenas para a do ex-presidente e atual senador Fernando Collor de Mello (PTC-AL), que teve 39%. O índice, porém, é o menor já registrado pelo petista desde março de 2016.

Como a informação sobre a rejeição recorde de Lula no Datafolha existe, mas foi retirada do contexto de modo a parecer atual, Aos Fatos usou o selo DISTORCIDO para classificar este conteúdo do site Brasil sem PT.

Veja abaixo, em detalhes, o que checamos.


DISTORCIDO

Rejeição a Lula atinge patamar recorde de 57%, segundo Datafolha

Trazer como novas informações de pesquisas e reportagens antigas da imprensa tem sido um artifício comum entre os sites denunciados por usuários do Facebook como difusores de notícias enganosas. Tal distorção é observada nesta postagem do Brasil sem PT. O site traz uma informação correta: o instituto Datafolha apurou em pesquisa rejeição de 57% dos entrevistados ao nome do ex-presidente Lula, um recorde. A página erra, no entanto, quando omite que o levantamento foi divulgado em 19 de março de 2016 e ao não explicar o contexto da pesquisa, fazendo com que dados desatualizados soem como novidade. Exemplo disso é o título, que foi escrito no tempo presente.

Além da distorção de informações, o site também dificulta o trabalho do leitor que desejar conferir se a notícia é mesmo verdadeira. Faltam, no post, data e autoria da publicação. Somente na página principal do site é que Aos Fatos pôde constatar que o conteúdo havia sido postado no último domingo (1º), mesmo dia em que chegou ao Facebook. No fim do texto, um hiperlink indica como fonte a reportagem da Folha de S.Paulo de 19 de março de 2016 que traz os resultados da pesquisa que apontou a rejeição recorde de Lula.

Omissão. Data da publicação só é visível na página principal do site Brasil sem PT

Em março de 2016, Lula e o governo da então presidente Dilma Rousseff (PT) estavam sob pressão da Operação Lava Jato e do processo de impeachment no Congresso Nacional. Dias antes da divulgação da pesquisa Datafolha que apontou rejeição recorde de Lula, o Palácio do Planalto tentou nomear o ex-presidente como ministro da Casa Civil, mas a indicação foi frustrada pelo ministro do STF Gilmar Mendes, que a suspendeu com a justificativa de que ela visava driblar a investigação contra o petista na Lava Jato. Pesou também contra a nomeação a divulgação, pelo juiz Sergio Moro, de conversas telefônicas de Dilma e Lula.

De março de 2016 até hoje, porém, a rejeição a Lula medida pelo Datafolha diminuiu. No último levantamento do instituto, divulgado em 11 de junho, somaram 36% os entrevistados que declararam não votar no petista de jeito nenhum. À frente dele, apenas o ex-presidente e atual senador Fernando Collor de Mello (PTC-AL), com 39%. Na sequência, estão Jair Bolsonaro (PSL), com 32%, Geraldo Alckmin (PSDB), 27%, e Marina Silva (Rede), com 24%.

Os universos das duas amostragens são similares. A última pesquisa Datafolha foi feita entre os dias 6 e 7 de junho deste ano com 2.824 entrevistados de 174 municípios brasileiros. Já a que está publicada no site Brasil sem PT foi realizada entre 17 e 18 de março de 2016 com 2.794 pessoas em 171 cidades do país. Ambas tiveram margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos.

A rejeição a Lula está hoje em seu menor patamar nos levantamentos realizados pelo Datafolha desde março de 2016. Confira no gráfico a evolução da parcela de entrevistados que afirmam não votar no petista de jeito nenhum.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.