Um texto publicado pelo site República de Curitiba afirma que o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, declarou que deixará o cargo caso o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) seja eleito. Não há registro de que o magistrado tenha dito isso em qualquer hipótese. A informação, portanto, é FALSA.
O texto do República de Curitiba tira de contexto uma nota do colunista Ricardo Noblat, publicada o desmentido.
Confira abaixo, em detalhes, o que Aos Fatos checou.
'Caso Bolsonaro seja eleito, saio do STF', diz Gilmar Mendes
Na nota de Noblat citada pelo República de Curitiba, o jornalista escreve que “um dos 11 ministros do STF (…) disse que se o deputado Jair Bolsonaro (PSL) se eleger presidente, deixará o tribunal ainda este ano para que seu substituto seja imediatamente indicado pelo governo”. Em nenhum momento o nome de Gilmar Mendes é citado.
O texto do República de Curitiba não acrescenta mais nenhuma informação à nota de Noblat. Porém, apesar de copiar a nota publicada na revista Veja na íntegra, o site alterou o título e incluiu o nome de Gilmar Mendes. Em entrevista ao site Diário do Poder, na tarde desta sexta (21), o ministro negou que pense em se aposentar por causa de Bolsonaro: “Eu nunca disse isso, que absurdo”, afirmou. “Estou tranquilo em relação a qualquer resultado das urnas”.
A informação falsa circulou principalmente no Twitter, onde foi retuitada centenas de vezes, e muitos usuários demonstraram acreditar na mentira. No Facebook, o link, publicado pela página República de Curitiba, teve mais de 51 mil compartilhamentos desde a manhã desta sexta-feira (21), segundo a ferramenta de monitoramento Crowdtangle.