Site fabrica informação ao dizer que Gilmar Mendes deixará STF caso Bolsonaro seja eleito

Compartilhe

Um texto publicado pelo site República de Curitiba afirma que o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, declarou que deixará o cargo caso o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) seja eleito. Não há registro de que o magistrado tenha dito isso em qualquer hipótese. A informação, portanto, é FALSA.

O texto do República de Curitiba tira de contexto uma nota do colunista Ricardo Noblat, publicada o desmentido.

Confira abaixo, em detalhes, o que Aos Fatos checou.


FALSO

'Caso Bolsonaro seja eleito, saio do STF', diz Gilmar Mendes

Na nota de Noblat citada pelo República de Curitiba, o jornalista escreve que “um dos 11 ministros do STF (…) disse que se o deputado Jair Bolsonaro (PSL) se eleger presidente, deixará o tribunal ainda este ano para que seu substituto seja imediatamente indicado pelo governo”. Em nenhum momento o nome de Gilmar Mendes é citado.

O texto do República de Curitiba não acrescenta mais nenhuma informação à nota de Noblat. Porém, apesar de copiar a nota publicada na revista Veja na íntegra, o site alterou o título e incluiu o nome de Gilmar Mendes. Em entrevista ao site Diário do Poder, na tarde desta sexta (21), o ministro negou que pense em se aposentar por causa de Bolsonaro: “Eu nunca disse isso, que absurdo”, afirmou. “Estou tranquilo em relação a qualquer resultado das urnas”.

A informação falsa circulou principalmente no Twitter, onde foi retuitada centenas de vezes, e muitos usuários demonstraram acreditar na mentira. No Facebook, o link, publicado pela página República de Curitiba, teve mais de 51 mil compartilhamentos desde a manhã desta sexta-feira (21), segundo a ferramenta de monitoramento Crowdtangle.

Compartilhe

Leia também

Esquerda e direita desinformam em briga de versões sobre fraude contra beneficiários do INSS

Esquerda e direita desinformam em briga de versões sobre fraude contra beneficiários do INSS

falsoVídeo mostra procissão da Semana Santa na Espanha, não funeral do papa Francisco

Vídeo mostra procissão da Semana Santa na Espanha, não funeral do papa Francisco

falsoÉ falso que papa Francisco enviou recado a Bolsonaro antes de morrer

É falso que papa Francisco enviou recado a Bolsonaro antes de morrer