🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Simulação digital de batalha é difundida como se fosse cena de bombardeio na Ucrânia

Por Marco Faustino

14 de março de 2022, 17h06

O vídeo noturno que mostra tiros e explosões no céu com o som de sirene ao fundo não é um registro da guerra na Ucrânia, como afirmam postagens nas redes sociais (veja aqui). As imagens são de uma simulação digital de confronto aéreo publicada no Instagram em outubro de 2021.

As publicações com o conteúdo enganoso somavam ao menos 2.000 curtidas no Instagram nesta segunda-feira (14).


Selo falso

O terror de uma guerra. #ucrania #russia #guerra #bombardeio.

Vídeo não retrata a guerra na Ucrânia, mas simulação virtual de combate na Segunda Guerra Mundial

Postagens difundem uma simulação de confronto militar aéreo feita por computador como se fosse uma cena real registrada na guerra na Ucrânia, em curso há mais de duas semanas. As imagens foram publicadas no Instagram pelo animador Boris J.A, em 8 de outubro de 2021 (veja abaixo), como Aos Fatos verificou por meio de busca reversa.

Na legenda, ele informa que a cena se trata de CGI (Computer Graphic Imagery), ou seja, foi produzida por computação gráfica, e indica ainda que as imagens têm referências estéticas da Segunda Guerra Mundial, ocorrida entre 1939 e 1945. Em publicação posterior, ele afirmou ser o autor da simulação.

Aos Fatos tentou contato por email com o animador, mas não teve retorno até a publicação desta checagem. Ao site indiano Boom, Boris J.A. confirmou a autoria da obra e afirmou que ela não tem qualquer relação com a guerra na Ucrânia. Outras checagens feitas sobre o conflito podem ser conferidas aqui.

Referências:

1. Instagram
2. YouTube
3. Boom
4. Aos Fatos


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.