Não é verdade que o pastor Silas Malafaia chamou a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro de “linguaruda do Satanás metida a crente”. No vídeo compartilhado pelas peças de desinformação, o pastor faz alusão à vereadora de Goiânia Aava Santiago (PSDB), que o havia criticado em entrevista à Veja no mês anterior.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 600 mil visualizações no Kwai, 4.000 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no X até a tarde desta sexta-feira (18).
Silas Malafaia chamou Michelle Bolsonaro de linguaruda do satanás metida a crente
Posts nas redes compartilham um vídeo fora de contexto para fazer crer que Silas Malafaia teria ofendido Michelle Bolsonaro em discurso na última terça-feira (15). Por meio de busca reversa, Aos Fatos constatou que o religioso fazia alusão à vereadora de Goiânia, Aava Santiago.
As críticas foram proferidas durante a transmissão de um evento realizado pela Assembleia de Deus Vitória em Cristo em 4 de agosto deste ano. O pastor direcionou as ofensas à parlamentar após ser chamado de “magnata da fé” em entrevista à Veja.
Santiago, que é apresentada no texto da revista como a aposta do presidente Lula (PT) para conquistar o eleitorado evangélico, afirma que Malafaia é um exemplo a não ser seguido.
“Enquanto o senhor Silas Malafaia, o Valdemiro Santiago e essa turminha, que não passa de dez, têm avião particular para ficar batendo perna, a minha igreja e centenas de outras precisam vender carnê se quiser comprar um carro novo”, ela declarou.
Na época, Malafaia disse à Veja que processaria a vereadora, a quem chamou de “zero à esquerda”.
Um mês depois, o pastor proferiu as ofensas mostradas pelas peças de desinformação. Ele disse não ter avião particular ou outras posses em seu nome. “(…) o avião não foi feito para eu passear. Porque é um avião da associação, com objetivo. Aí a linguaruda do diabo. (…) Viu, filha de Satanás metida a crente. Vou te dar a chance para você provar o que você falou”.
Não há registros de que o pastor tenha endereçado críticas também a Michelle Bolsonaro. Em vídeo enviado ao Metrópoles, Malafaia desmentiu as peças de desinformação.
O caminho da apuração
Localizamos o vídeo original por meio de busca reversa e constatamos que Silas Malafaia fazia alusão à vereadora de Goiânia Aava Santiago. Em busca nas redes, também não encontramos qualquer indício de que o pastor teria feito críticas similares a Michelle Bolsonaro.
Para recuperar o contexto da disputa entre Malafaia e Santiago, Aos Fatos consultou a entrevista da vereadora à Veja e a repercussão do caso em outros veículos de imprensa.