Shoppings não recrutaram Papais Noéis de verde e amarelo para protestar contra o PT

Compartilhe

Não é verdade que shopping centers de São Paulo tenham decidido recrutar Papais Noéis vestidos de verde e amarelo em protesto contra o PT, diferentemente do que dizem publicações que circulam nas redes. A foto compartilhada nas postagens (veja aqui) é, na verdade, de uma ação beneficente feita na cidade de Itapira (SP) em dezembro de 2012.

A imagem descontextualizada circula desde 2015 e voltou a ganhar tração nas redes depois que o ex-presidente Lula (PT) foi solto, no dia 8 de outubro.

Publicada por perfis pessoais no Facebook, a peça de desinformação já acumula cerca de 1.300 compartilhamentos até a tarde desta quinta-feira (21). Todas elas foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de monitoramento da rede social (saiba como funciona).


Selo falso

Contra PT, shoppings chiques de São Paulo estão recrutando Papai Noel verde e amarelo.

Em dezembro de 2012, um grupo de cerca de cem voluntários vestidos com uma versão verde e amarela da fantasia do Papai Noel foi às ruas de Itapira (SP) para distribuir presentes de Natal a famílias carentes. Uma foto dos voluntários reunidos à época em uma espécie de galpão voltou a compartilhada nas redes nos últimos dias como se fosse recente e retratasse uma ação de shoppings de São Paulo que decidiram trocar a cor da vestimenta do personagem para protestar contra o PT.

A mesma imagem aparece em uma reportagem publicada pelo G1 em 2012 sobre a ação beneficente e tem sido usada em peças de desinformação desde 2015. Naquele ano, o site de humor Sensacionalista publicou a fotografia com um texto que afirmava que shoppings São Paulo recrutavam Papai Noel verde e amarelo em “celebração ao Brasil”. Sem reconhecer o caráter satírico da postagem, diversos outros portais passaram a replicar a informação como se fosse verdadeira.

Em 2018, a página de sátira Falha de S.Paulo também publicou a imagem no Twitter, afirmando que “Bolsonaro repudia a cor vermelha dos Papais Noéis e obriga todos a usarem verde e amarelo”.

A imagem descontextualizada voltou a ser compartilhada após a soltura do ex-presidente Lula (PT) no último dia 8.

O grupo de voluntários que aparece na foto é formado por empresários e profissionais liberais de Itapira e foi fundado em 2000 com o nome Noéis Anônimos do Brasil, segundo um portal da cidade.

A mesma desinformação sobre a foto foi checada pelo E-farsas em 2016.

Compartilhe

Leia também

falsoSuperior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

Superior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

falsoÉ falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

É falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

falsoCena de tornado no Paraná foi gerada por IA

Cena de tornado no Paraná foi gerada por IA

fátima
Fátima