Senador americano não afirmou que Brasil vendeu urânio ao Irã

Compartilhe

Não é verdade que o senador americano Ted Cruz afirmou que o Brasil forneceu urânio para que o Irã produzisse armas nucleares. As peças de desinformação tiram de contexto um discurso proferido pelo parlamentar em 2023. Na ocasião, Cruz defendeu que fossem impostas sanções contra o Brasil devido à autorização dada pelo país para que navios iranianos atracassem no porto do Rio de Janeiro.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 12,2 mil curtidas no Instagram e 2.400 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (18).

Investigações americanas apontam que Brasil forneceu urânio para o Irã. Maldição caiu no Brasil. Muito grave.

Publicações nas redes mentem ao afirmar que o senador Ted Cruz teria anunciado os resultados de uma investigação que teria identificado que o Brasil forneceu urânio para o Irã. O discurso compartilhado pelas peças de desinformação, proferido em setembro de 2023, defendia a imposição de sanções contra o país devido à autorização para que navios iranianos atracassem no porto do Rio de Janeiro.

Na ocasião, o republicano chamou o presidente Lula (PT) de “chavista antiamericano” que abraça “o Partido Comunista Chinês, Vladimir Putin e o regime iraniano”. Em nenhum momento, no entanto, Cruz ou qualquer outro parlamentar mencionou investigações contra o Brasil envolvendo uma suposta venda de urânio para o Irã (veja abaixo).

Apesar de os Estados Unidos terem se posicionado contra a ancoragem dos navios iranianos em território brasileiro, não há registros de que penalidades tenham sido efetivamente aplicadas contra o Brasil.

Em nota, a Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência da República afirmou que o Brasil nunca vendeu urânio para o Irã e que o país é signatário de tratados que impedem a proliferação de armamento nuclear. De acordo com o órgão, a produção e o enriquecimento do mineral em território nacional tem caráter “exclusivamente pacífico”.

Aos Fatos já desmentiu outra peça desinformativa que alegava que o Brasil teria desviado urânio enriquecido para que o Irã produzisse armas nucleares.

Esta publicação também foi desmentida pela Reuters.

O caminho da apuração

Por meio de busca reversa, Aos Fatos encontrou o vídeo completo do discurso do senador Ted Cruz e constatou que em nenhum momento ele mencionou que o Brasil teria fornecido urânio ao Irã. Também consultamos notícias para contextualizar a verificação.

Compartilhe

Leia também

falsoObra inaugurada por Fátima Bezerra é adutora de água, não cano

Obra inaugurada por Fátima Bezerra é adutora de água, não cano

Como a desinformação transformou o debate político brasileiro nos últimos dez anos

Como a desinformação transformou o debate político brasileiro nos últimos dez anos

Aos Fatos cumple diez años en las trincheras por la democracia

Aos Fatos cumple diez años en las trincheras por la democracia

fátima
Fátima