Não é verdade que o senador americano Ted Cruz afirmou que o Brasil forneceu urânio para que o Irã produzisse armas nucleares. As peças de desinformação tiram de contexto um discurso proferido pelo parlamentar em 2023. Na ocasião, Cruz defendeu que fossem impostas sanções contra o Brasil devido à autorização dada pelo país para que navios iranianos atracassem no porto do Rio de Janeiro.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 12,2 mil curtidas no Instagram e 2.400 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (18).
Investigações americanas apontam que Brasil forneceu urânio para o Irã. Maldição caiu no Brasil. Muito grave.

Publicações nas redes mentem ao afirmar que o senador Ted Cruz teria anunciado os resultados de uma investigação que teria identificado que o Brasil forneceu urânio para o Irã. O discurso compartilhado pelas peças de desinformação, proferido em setembro de 2023, defendia a imposição de sanções contra o país devido à autorização para que navios iranianos atracassem no porto do Rio de Janeiro.
Na ocasião, o republicano chamou o presidente Lula (PT) de “chavista antiamericano” que abraça “o Partido Comunista Chinês, Vladimir Putin e o regime iraniano”. Em nenhum momento, no entanto, Cruz ou qualquer outro parlamentar mencionou investigações contra o Brasil envolvendo uma suposta venda de urânio para o Irã (veja abaixo).
Apesar de os Estados Unidos terem se posicionado contra a ancoragem dos navios iranianos em território brasileiro, não há registros de que penalidades tenham sido efetivamente aplicadas contra o Brasil.
Em nota, a Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência da República afirmou que o Brasil nunca vendeu urânio para o Irã e que o país é signatário de tratados que impedem a proliferação de armamento nuclear. De acordo com o órgão, a produção e o enriquecimento do mineral em território nacional tem caráter “exclusivamente pacífico”.
Aos Fatos já desmentiu outra peça desinformativa que alegava que o Brasil teria desviado urânio enriquecido para que o Irã produzisse armas nucleares.
Esta publicação também foi desmentida pela Reuters.
O caminho da apuração
Por meio de busca reversa, Aos Fatos encontrou o vídeo completo do discurso do senador Ted Cruz e constatou que em nenhum momento ele mencionou que o Brasil teria fornecido urânio ao Irã. Também consultamos notícias para contextualizar a verificação.