Trata-se de uma sátira o vídeo em que uma mulher diz que seu filho merecia se sentar à janela do avião porque é “fofo”, “lindo” e “só tira 10”. A gravação, que faz menção a um caso viral ocorrido na última quarta-feira (4) durante um voo da Gol, foi publicada originalmente por um perfil do TikTok que produz conteúdo humorístico.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 1,2 milhão de visualizações no TikTok e 2.000 compartilhamentos no X (ex-Twitter) até a tarde desta sexta-feira (6). Os posts falsos também circulam no Facebook e no Kwai.
Essa aqui é a mãe da criança que queria tomar o assento da moça do avião? Eu não acredito. Fala que é mentira.
Um vídeo satírico gravado por uma influenciadora tem circulado nas redes como se mostrasse o pronunciamento da mãe que se envolveu em um conflito em um voo da Gol na última quarta-feira (4), ao exigir que outra passageira cedesse o assento ao seu filho. Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que o depoimento falso foi publicado pela conta da produtora de conteúdo humorístico Juju Gil.
Na legenda da publicação original (veja abaixo), a influenciadora usa as hashtags “humorTikTok” e “humor” para sinalizar que o conteúdo não é verídico.
@jujugil61 #humortiktok #viral_video #humor #avião #mae #filho ♬ som original - jujugil
Na última quarta-feira (4), viralizou nas redes um vídeo que mostra uma mulher ofendendo outra passageira, que teria se recusado a ceder seu lugar a uma criança durante um voo da Gol. Em entrevista à imprensa, a passageira que foi alvo dos xingamentos disse ter comprado o assento previamente, já que viajaria na data de seu aniversário.
A gravação da briga foi publicada originalmente pelo perfil do TikTok @marycomciência e não identifica a autora das ofensas. Também não foi possível confirmar a identidade do responsável pela conta, que foi deletada da plataforma.
Em entrevista ao colunista Leo Dias nesta sexta-feira (6), a mãe da criança, identificada como Aline, disse que a briga aconteceu por conta de uma confusão feita pelo filho de quatro anos e que em nenhum momento pediu à outra passageira que cedesse seu lugar.
O caminho da apuração
Aos Fatos fez uma busca reversa de imagens e identificou que a publicação original havia sido feita por um perfil de humor do TikTok. A descrição do vídeo também sinaliza que se trata de conteúdo satírico.
A reportagem ainda buscou na imprensa registros sobre a confusão envolvendo a recusa na troca de assentos em voo da Gol para contextualizar a verificação.