São falsos áudios atribuídos aos ministros Barroso e Moraes sobre Lei Magnitsky

Compartilhe

São falsos os áudios em que os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes supostamente lamentam ter sido sancionados pelos Estados Unidos com a Lei Magnitsky. Além de Barroso não ter sido alvo da medida, o Supremo negou, em nota, a veracidade dos áudios. Indícios presentes na gravação também reforçam que os conteúdos foram produzidos digitalmente.

O conteúdo enganoso foi enviado por leitores do Aos Fatos à Fátima, nossa robô checadora (fale com a Fátima). Publicações nas redes com os conteúdos falsos acumulavam 120 mil visualizações no Kwai e 3.800 curtidas no Instagram até a tarde desta quinta-feira (7). As peças desinformativas também alcançaram centenas de usuários no TikTok.

Áudio vazado de Alexandre de Moraes. De quem será que ele falava? Deu ruim pros i-morais e pro Alexandre de Moraes. O desabafo do ministro Barroso!

Print de dois vídeos que circulam nas redes que mostram um homem de identidade desconhecida, branco e calvo. As capturas de tela têm as seguintes frases: ‘Áudio vazado de Alexandre de Moraes. De quem será que ele falava? Deu ruim pros i-morais e pro Alexandre de Moraes’ e ‘O desabafo do ministro Barroso!’.

Não são reais os áudios em que Barroso e Moraes supostamente lamentam ter sido alvo de sanções aplicadas pelos EUA via Lei Magnitsky. Além de o STF ter negado a veracidade dos conteúdos e informado que “notificou administrativamente as plataformas”, há diversos indícios que apontam que as gravações foram geradas por ferramentas de IA (inteligência artificial):

  • Em ambos os casos, as supostas falas dos ministros trazem pausas pouco naturais entre as frases, muito comuns em conteúdos criados artificialmente;
  • As vozes também possuem aspecto sintético;
  • No áudio enganoso, Moraes fala com sotaque similar ao carioca, pronunciando a letra “s” com som de “x”. O ministro, no entanto, é paulistano;
  • Barroso, por outro lado, é de Vassouras (RJ) e não pronuncia as palavras com o sotaque da capital.

Além disso, diferentemente do que aponta o áudio falso, Barroso não foi alvo da Lei Magnitsky. Ele foi afetado apenas pela suspensão do visto de acesso aos Estados Unidos.

Já Moraes, que foi alvo das sanções previstas pela lei no fim de julho, afirmou, durante a abertura do segundo semestre do Judiciário, que vai ignorar as limitações impostas pelo governo americano e continuar trabalhando normalmente (veja abaixo).

Donald Trump alegou perseguição política contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu no inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado, para impor sanções aos magistrados brasileiros e instituir tarifas de 50% sobre produtos brasileiros exportados aos EUA. As novas taxas entraram em vigor na última quarta-feira (6).

Os recentes incidentes diplomáticos entre o Brasil e os EUA já geraram uma série de desinformações nas redes. Veja aqui o que o Aos Fatos já desmentiu sobre o tema.

O caminho da apuração

Aos Fatos entrou em contato com o Supremo Tribunal Federal por email. A corte afirmou que os áudios são falsos. A reportagem também não encontrou notícias sobre um suposto vazamento de áudios em que os ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes lamentam as sanções aplicadas pelos Estados Unidos.

Por fim, verificamos que os áudios falsos foram compartilhados por um perfil que busca engajamento com desinformação política.

Referências

  1. STF (1 e 2)
  2. g1 (1 e 2)
  3. Aos Fatos (1, 2 e 3)
  4. YouTube (STF)

Compartilhe

Leia também

falsoÉ falso que Maduro foi condenado à morte nos EUA

É falso que Maduro foi condenado à morte nos EUA

falsoRegra que adia aposentadoria de professores foi aprovada em 2019, não agora

Regra que adia aposentadoria de professores foi aprovada em 2019, não agora

falsoVídeo em que homem anuncia greve de fome por liberdade de Maduro é gerado por IA

Vídeo em que homem anuncia greve de fome por liberdade de Maduro é gerado por IA

fátima
Fátima