Fátima, a robô checadora que é referência no combate à desinformação, inaugura um novo capítulo da sua história nos dez anos do Aos Fatos. A partir desta segunda-feira (7), a ferramenta passa a ser mais integrada ao site do Aos Fatos e funcionará como uma assistente de bordo.
A mudança facilita o acesso a informações verificadas: leitores poderão conversar diretamente com a Fátima em qualquer página do site. Basta enviar uma dúvida sobre boatos que circulam nas redes para obter uma resposta em segundos.
A agilidade e a precisão da Fátima é possível devido à integração de um grande modelo de linguagem — tecnologia usada, por exemplo, pelo ChatGPT — com o banco de dados de checagens e reportagens do Aos Fatos.
Essa integração é feita por meio de um protocolo chamado RAG (Retrieval-Augmented Generation), que permite controlar de onde o chatbot tira as informações em que as suas respostas se baseiam e diminui drasticamente a chance de erros. Fátima é o primeiro chatbot de checagem a usar essa tecnologia, que também é aplicada em suas versões no WhatsApp e no Telegram.
“A primeira versão com IA generativa da Fátima estreou em 2023. Desde então, o retorno muito positivo de leitores e jornalistas nos deu confiança para integrá-la de forma mais profunda ao site”, diz Bruno Fávero, diretor de inovação do Aos Fatos.
Novo design
Além de se tornar mais integrado ao site, o aplicativo da Fátima foi reformulado. As mudanças seguem o redesenho do site do Aos Fatos, desenvolvido em colaboração com o estúdio de design Alles Blau e lançado em julho de 2024. A renovação do projeto gráfico foi reconhecida em abril pelo prêmio Digital News Americas 2025, que classificou Aos Fatos como o melhor site jornalístico das Américas.
Histórico de inovação
Fátima é um dos maiores êxitos da história do Aos Fatos, que completa dez anos nesta segunda-feira (7). A robô checadora surgiu inicialmente em 2019 no Twitter, para alertar, de forma automatizada, usuários que podiam estar compartilhando desinformação sem saber. Nos anos seguintes, ganhou versões em aplicativos como WhatsApp e Telegram.
Desde então, Fátima recebeu diversos prêmios que destacaram o uso inovador de tecnologia para oferecer soluções no combate à desinformação, como o Digital Media Américas 2024, da WAN-IFRA, nas categorias de melhor uso de inteligência artificial na Redação e melhor iniciativa de fact-checking, e o Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados 2019, na categoria inovação.
“Fátima é o projeto de tecnologia mais longevo do Aos Fatos, mas não é à toa. O objetivo sempre foi facilitar o acesso da audiência ao nosso jornalismo, de modo que seus usuários tomem decisões de maneira bem informada e possam compartilhar facilmente checagens e reportagens. A ferramenta registra centenas de milhares de interações anualmente, o que demonstra a consistência desse trabalho”, diz Tai Nalon, diretora executiva do Aos Fatos.




