Roberto Carlos não cancelou especial de fim de ano na TV Globo

Compartilhe

Não é verdade que, por apoiar o presidente Jair Bolsonaro, o cantor Roberto Carlos cancelou o seu especial de fim de ano na TV Globo, como afirmam publicações que circulam nas redes sociais (veja aqui). Segundo a emissora, apesar de ainda não ter data definida, a atração será transmitida e mostrará imagens da turnê do cantor no primeiro semestre deste ano. O que foi cancelado foi um show que ocorreria no Rio de Janeiro, mas sem qualquer relação com o especial da emissora.

O conteúdo falso tem sido difundido especialmente no WhatsApp, onde não é possível quantificar com exatidão o seu alcance. O material foi enviado por leitores do Aos Fatos no aplicativo de mensagens na última quarta-feira (9) como sugestão de checagem (inscreva-se aqui).


FALSO

Roberto Carlos é Bolsonaro. Neste final de ano não vou cantar na Globo, eu apoio meu país.

Desde o final de setembro, quando o colunista do jornal O Globo Ancelmo Gois nota enviada pela emissora.

Contatada por Aos Fatos por telefone, a assessoria da emissora informou que não houve nenhum cancelamento e que, neste ano, foi preparado um especial com imagens da turnê do cantor no primeiro semestre de 2019 em cidades como Nova York, Lisboa e Londres. Essa informação, inclusive, foi compartilhada pelo perfil oficial do cantor no Twitter no dia 4 de outubro, dias após a publicação de Ancelmo Gois.

Normalmente, os especiais do cantor na emissora são gravados nos estúdios da TV Globo semanas antes de sua transmissão. Em 2018, o espetáculo foi gravado no dia 4 de dezembro; em 2017, no dia 28 de novembro.

A assessoria da emissora disse que houve um erro de interpretação da nota de Ancelmo: apenas um show, no Rio de Janeiro, que ocorreria no final do ano, foi cancelado. Em entrevista ao Extra, um dos assessores do cantor afirmou que, “no início de dezembro, estaremos lançando um projeto, ainda sigiloso, mas que será uma surpresa muito boa. Por conta disso, não daria para ele fazer a apresentação”.

Aos Fatos entrou em contato com a assessoria do cantor para que ele pudesse se posicionar em relação à peça de desinformação, mas não houve resposta até a publicação desta checagem.

Referências

  1. O Globo
  2. GShow (1 e 2)
  3. Extra

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo é editado para fazer crer que família Bolsonaro apoia pré-candidatura de Pablo Marçal

Vídeo é editado para fazer crer que família Bolsonaro apoia pré-candidatura de Pablo Marçal

falsoPosts usam foto de outra pessoa para sugerir que autor de atentado contra Trump era trans

Posts usam foto de outra pessoa para sugerir que autor de atentado contra Trump era trans

Pré-candidato, Marçal oferece prêmio a seguidores e especialistas veem infração eleitoral

Pré-candidato, Marçal oferece prêmio a seguidores e especialistas veem infração eleitoral