🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Julho de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Resultado negativo em teste de anticorpos não prova que CoronaVac é ineficaz

Por Marco Faustino

16 de julho de 2021, 11h13

Não é possível provar por meio de exame sorológico que a vacina CoronaVac é ineficaz contra a Covid-19, como alega o médico Delano Santiago Pacheco em vídeo nas redes sociais (veja aqui). O teste, que serve para identificar se alguém foi infectado pelo novo coronavírus, não é capaz de medir a proteção gerada pelas vacinas porque ignora alguns dos anticorpos produzidos pelo corpo humano após a imunização.

Em outro vídeo, o médico voltou atrás e afirmou que o exame que fez, sozinho, não pode atestar ausência de imunidade. Ainda assim, a gravação desinformativa segue no ar e reunia ao menos 2.810 compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (16), tendo sido marcada como FALSO na ferramenta de verificação ‌(‌saiba‌ ‌como‌ ‌funciona‌).


Eu não tenho anticorpos contra o vírus mesmo tendo sido vacinado, tá aqui a prova

Em vídeo publicado no no Facebook em 12 de julho, o médico Delano Santiago Pacheco engana ao dizer que o diagnóstico negativo de um exame sorológico que fez provaria que a CoronaVac não gera imunidade contra a Covid-19. Este tipo de exame não é capaz de medir o nível de proteção garantida por vacinas, pois mede apenas a quantidade de anticorpos neutralizantes, que representam só parte do sistema imunológico humano.

O exame mostrado pelo médico é um teste sorológico que pesquisa se há anticorpos capazes de impedir a entrada do novo coronavírus (Sars-CoV-2) na célula humana — os chamados “anticorpos neutralizantes” — evitando a replicação viral e o adoecimento. Ele é indicado para quem acredita ter entrado em contato com o vírus nos últimos 21 dias.

O teste, entretanto, é incapaz de medir toda a imunidade celular do corpo humano a uma doença. “Os anticorpos neutralizantes são apenas uma parte dos anticorpos produzidos pelo sistema imune, não correspondem a toda a resposta imune”, afirma a imunologista Letícia Sarturi ao Aos Fatos. Inclusive, o exame pode resultar negativo ou indeterminado em pessoas vacinadas, o que não significa que essas pessoas não estejam imunizadas.

A SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o Instituto Butantan (confira aqui e aqui) também ressaltam que o exame sorológico não serve para avaliar o nível de imunidade de vacinados.

As vacinas contra a Covid-19 não impedem que uma pessoa seja infectada pelo vírus Sars-CoV-2, mas reduzem o risco de adoecimento e de evolução da doença para casos graves. Quando aplicados em larga escala, os imunizantes diminuem a circulação do vírus, ou seja, a chance de uma pessoa ser infectada também cai à medida que mais pessoas são vacinadas, como demonstram estudos em Serrana (SP) e no Chile.

De acordo com o Instituto Butantan, a CoronaVac tem uma eficácia global – probabilidade de uma pessoa vacinada não adoecer – de 50,7% e reduz em 83,7% as chances de uma pessoa desenvolver um quadro da doença que necessite de assistência hospitalar. Para isso, é necessário que o indivíduo tome duas doses do imunizante.

Procurado por Aos Fatos, Delano Santiago Pacheco não retornou o contato. Em outro vídeo publicado no Facebook nesta semana, ele mudou o tom e afirmou que o teste de anticorpos neutralizantes, sozinho, não pode ser levado em consideração para dizer que uma pessoa não está imune. O médico também lembrou que o corpo humano tem outros mecanismos de defesa, mas que não há exames para detectá-los.

Referências:

1. YouTube
2. Laboratório Fleury
3. SBIm (Fontes 1 e 2)
4. Anvisa
5. G1
6. NEJM
7. medRxiv
8. Aos Fatos
9. Facebook


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.