Não é verdade que a repórter Raquel Krähenbühl, da Globo, tenha sido expulsa de uma coletiva de imprensa do presidente americano Donald Trump no último domingo (26) após perguntar sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O vídeo usado para sustentar a alegação enganosa mostra o momento em que a entrevista é encerrada e todos os jornalistas — não só Krähenbühl — são retirados do local.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam cerca de 4.500 curtidas no Instagram e 20 mil visualizações no TikTok até a tarde desta segunda-feira (27).
🚨VERGONHA🚨 Repórter da Globo é expulsa da área de entrevistas
![A imagem está dividida em duas partes. À esquerda, há um vídeo mostrando uma sala com cortinas azuis, bandeiras dos Estados Unidos e do Brasil e quatro homens sentados em cadeiras em círculo, enquanto uma pessoa se aproxima em primeiro plano, de costas. Acima da cena, está escrito em letras grandes e vermelhas 'VERGONHA', e abaixo, em letras brancas, 'Repórter da Globo é expulsa da áre[a] de entrevista'. À direita, está o texto da publicação com fundo preto e letras em branco. O texto começa com emojis de sirene e diz: 'VERGONHA. Repórter da Globo é expulsa da área de entrevistas.' Em seguida, há um parágrafo que menciona a jornalista Raquel Krähenbühl, da Rede Globo, afirmando que ela teria sido retirada da sala por uma integrante da equipe de Donald Trump. O texto continua dizendo que a correspondente tenta entrar na sala e é retirada, e termina com a frase: 'Ao que tudo indica, foi a própria repórter quem ouviu do presidente a frase: ‘Isso não é da sua conta’.'](https://static.aosfatos.org/media/cke_uploads/2025/10/27/27-10-25-reporter-expulsa-fake.png)
Publicações enganam ao afirmar que a jornalista Raquel Krähenbühl, da TV Globo, foi expulsa de uma entrevista realizada em Kuala Lumpur, na Malásia, no último domingo (26), por um integrante da equipe de Donald Trump. O vídeo compartilhado pelas peças desinformativas mostra um recorte descontextualizado do momento em que a coletiva é encerrada e a organização do evento solicita que todos os jornalistas deixem o local.
A gravação completa foi compartilhada pela própria Krähenbühl em seu perfil no Instagram (veja abaixo):
A entrevista ocorreu no mesmo dia em que os presidentes Lula (PT) e Trump tiveram seu primeiro encontro oficial após a imposição do tarifaço de 50% sobre os produtos brasileiros importados pelos EUA e de sanções contra autoridades do país.
Após a reunião privativa, os dois líderes indicaram o início de tratativas para novos acordos tarifários nos próximos dias.
Esta não é a única desinformação relacionada ao encontro de Lula e Trump. Aos Fatos também checou publicações falsas alegando que a Casa Branca teria excluído o presidente das fotos oficiais com Trump e que o presidente americano teria dito que “Bolsonaro não é assunto da nossa conta” ao ser questionado sobre o ex-presidente brasileiro.
O caminho da apuração
Aos Fatos realizou uma busca pelo vídeo completo da entrevista e constatou que a jornalista não foi expulsa do local, e sim que a gravação mostra o momento de finalização da coletiva, quando todos os profissionais de imprensa são convidados a se retirar. Também complementamos a checagem com informações publicadas pela imprensa.




