🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Agosto de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Repórter ameaçado por Bolsonaro não disse que iria visitar filha do presidente na cadeia

Por Luiz Fernando Menezes

24 de agosto de 2020, 13h29

Não é verdade que um repórter do jornal O Globo disse a Jair Bolsonaro (sem partido) que iria “visitar sua filha [Laura Bolsonaro] na cadeia” e que isso teria motivado a ameaça do presidente noticiada no último domingo (23). A fala que vem sendo destacada por peças de desinformação foi feita por um apoiador de Bolsonaro, que o convidava a visitar a feira da Catedral de Brasília, sem nenhuma citação à filha do presidente.

Vídeos e prints com a declaração falsa somavam centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (24). Todas as publicações foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (saiba como funciona).


FALSO

O repórter insistiu." VAMO VISITA SUA FILHA NA CADEIA"
Após o questionado, Bolsonaro rebateu: “Vontade de encher sua boca de porrada”, declarou o presidente da República.

Após ser questionado sobre os depósitos feitos por Fabrício Queiroz na conta de sua mulher, a primeira-dama Michelle Bolsonaro, o presidente Jair Bolsonaro disse a um repórter de O Globo, no último domingo (23), que a sua vontade “era encher a sua boca de porrada”. Publicações nas redes sociais, no entanto, passaram a sugerir que a ameaça teria sido motivada por uma provocação do jornalista, que teria dito que iria visitar a filha do presidente na cadeia. A declaração, no entanto, não tem nenhuma relação com Laura Bolsonaro nem sequer foi proferida pelo repórter.

Como pode ser verificado no áudio publicado pelo jornal (veja no vídeo abaixo) e nas diversas postagens feitas pela imprensa e pela própria família Bolsonaro, a fala que vem sendo compartilhada por apoiadores do governo é, na verdade, “Vamo visitar a nossa feirinha na catedral, presidente?”. A declaração também não foi feita pelo repórter, uma vez que a voz que faz o convite para a visita é diferente da que responde: “Você está me ameaçando, presidente?”.

Conforme noticiado pela imprensa, Bolsonaro, que estava fazendo uma visita à catedral de Brasília, ameaçou o repórter após ter sido questionado sobre os cheques depositados por Fabrício Queiroz na conta da primeira-dama. Após quebra do sigilo bancário do ex-assessor, feita a pedido do MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro), verificou-se que Michelle Bolsonaro recebeu R$ 89 mil de Queiroz entre 2011 e 2016, como informou a Crusoé.

Em nota, o jornal O Globo repudiou a ameaça do presidente ao repórter jornal que “apenas exercia sua função, de forma totalmente profissional” e disse que “tal intimidação mostra que Jair Bolsonaro desconsidera o dever de qualquer servidor público, não importa o cargo, de prestar contas à população”.

Referências:

1. O Globo
2. Poder 360
3. Youtube (Jair Bolsonaro)
4. G1
5. Crusoé


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.