🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Julho de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Reportagem da Band com Boechat foi editada para promover produto sem registro na Anvisa

Por Priscila Pacheco

6 de julho de 2022, 15h38

O Jornal da Band não noticiou um tratamento para diabetes chamado Evo Control, como dizem postagens nas redes sociais (veja aqui). O vídeo compartilhado é editado para inserir imagens do suplemento em uma reportagem real, que falava sobre transplante de células do pâncreas. A página para a qual a postagem é direcionada também é falsa: simula uma reportagem do G1, que nunca publicou notícia sobre o produto. O Evo Control não é autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para tratar diabetes.

As peças de desinformação contam com ao menos 1.997 compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (6).


Selo falso

Trecho de Jornal da Band é usado para simular divulgação de suposto medicamento contra diabetes

Uma reportagem do Jornal da Band apresentada pelo jornalista Ricardo Boechat (1952–2019) é usada de forma enganosa para promover um suposto medicamento contra diabetes, chamado Evo Control. Nas imagens originais, publicadas em junho de 2017, Boechat faz a introdução de uma reportagem sobre transplante de células do pâncreas para o fígado de pacientes diabéticos para a produção de insulina. A reportagem não faz menção à substância, que não tem registro na Anvisa.

Na montagem, o conteúdo original de 2 minutos e 18 segundos é cortado a partir de 17 segundos. A explicação sobre o transplante é excluída e é destacado o trecho, a partir de dois minutos, em que o repórter Ticiano Kessler diz que pacientes estrangeiros que se submeteram ao tratamento ficaram sem injeções de insulina entre três e cinco anos. Após esse trecho, cenas que não apareceram na reportagem verdadeira são inseridas para citar substâncias “naturais”.

Confira o vídeo original:

As publicações desinformativas direcionam para uma simulação do G1. No cabeçalho da falsa reportagem, aparece que o conteúdo foi publicado em 18 de junho deste ano e atualizado no dia seguinte. Entretanto, o site do Grupo Globo não publicou nenhum conteúdo sobre diabetes na mesma data. Não foi encontrada qualquer citação ao Evo Control no site.

Outro indício de falsidade é o layout da página — o cabeçalho Bem Estar é escrito em letras maiúsculas no site oficial do G1 e em minúsculas na peça desinformativa, com fonte diferente.

Comparação entre página falsa (superior) e original do G1 (abaixo)
Simulação. Página falsa do G1 usa fontes diferentes do site verdadeiro

Em julho de 2017, o site Bem Estar publicou uma reportagem sobre a Anvisa ter aprovado o registro de um medicamento para diabetes tipo 2 chamado soliqua. O Aos Fatos não encontrou, no G1 ou em outros veículos de comunicação, notícia que cite o Evo Control.

Referências:

1. Band (Fontes 1 e 2)
2. Anvisa
3. G1 (Fontes 1, 2, 3 e 4)


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.