Radar passa a detectar desinformação sobre Judiciário e inclui Facebook entre redes monitoradas

Compartilhe

A partir desta terça-feira (8), o Radar Aos Fatos passa a detectar conteúdo potencialmente enganoso sobre o Judiciário brasileiro e acrescenta uma nova rede —o Facebook— às plataformas monitoradas pela ferramenta.

Num primeiro momento, a análise de publicações sobre o Judiciário se concentrará nos atores e pautas das cortes superiores — STF (Supremo Tribunal Federal), STJ (Superior Tribunal de Justiça), TST (Tribunal Superior do Trabalho), TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e STM (Superior Tribunal Militar).

Segundo a diretora executiva do Aos Fatos, Tai Nalon, a escolha desse tema se deveu principalmente à relevância dos tribunais no processo político brasileiro e à menção a magistrados em peças de desinformação.

"O Judiciário brasileiro se debruça sobre questões que frequentemente são tema de campanhas desinformativas, como as eleições, a pandemia e pautas de direitos humanos", diz.

Além do Judiciário, o Radar continuará coletando conteúdo de baixa qualidade sobre Covid-19 —tema ativo desde agosto, quando a ferramenta foi lançada. O monitoramento sobre eleições municipais, iniciado em 28 de setembro, foi desativado no último domingo (6), uma semana após o fim do segundo turno.

Facebook. A ferramenta também passa a monitorar conteúdo sobre a pandemia e sobre o Judiciário publicado por páginas, perfis verificados e grupos públicos no Facebook.

Os dados são coletados por meio da API do CrowdTangle e processados de acordo com metodologia desenvolvida pelo Aos Fatos.

Com a expansão, o Radar busca conteúdo em cinco plataformas: Facebook, sites da web, Twitter, WhatsApp e YouTube.

Compartilhe

Leia também

falsoÉ falso que Lula só venceu eleições após adoção das urnas eletrônicas

É falso que Lula só venceu eleições após adoção das urnas eletrônicas

falsoVídeo que mostra manifestação de caminhoneiros em Brasília foi gerado por IA

Vídeo que mostra manifestação de caminhoneiros em Brasília foi gerado por IA

falsoPosts inventam que PF revelou dossiê contra Nikolas Ferreira e irmão de Bolsonaro

Posts inventam que PF revelou dossiê contra Nikolas Ferreira e irmão de Bolsonaro

fátima
Fátima