🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Quem tem medo do 'kit gay'?

25 de outubro de 2022, 20h00

Pânico Moral é “quando uma condição, episódio, pessoa ou grupo de pessoas emerge para ser definido como uma ameaça aos valores e interesses sociais”. Essa definição é do sociólogo Stanley Cohen, que escreveu sobre o tema na década de 1970, mas o termo continua atual e tem pautado as discussões políticas desde 2018. Ele está presente na viralização de peças desinformativas como a da "mamadeira erótica" e a do "kit gay", que circularam bastante há quatro anos.

O pânico moral alimenta toda uma categoria de desinformação que viraliza em períodos eleitorais. No terceiro episódio do Ora da Verdade, um projeto do Aos Fatos com Thiago Guimarães do canal Ora Thiago, explicamos as estratégias mais comuns no uso do pânico moral para fins eleitoreiros.

O Ora da Verdade é uma série de vídeos multiplataforma que tem como objetivo combater a desinformação durante as eleições de 2022. O projeto conta com apoio institucional do Twitter Brasil.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.