🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Paredes de quartel no Pará não foram pintadas de vermelho após posse de Lula

Por Luiz Fernando Menezes

19 de abril de 2023, 16h33

Não é verdade que um quartel do Exército em Tucuruí (PA) foi pintado de vermelho após o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O vídeo que dissemina essa alegação enganosa mostra a fachada do centro de operações do 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva, que ostenta as cores branca e vermelha ao menos desde 2021. A composição é usada historicamente pela cavalaria da organização, de acordo com o Exército.

As publicações enganosas acumulavam ao menos 20 mil visualizações no TikTok e mais de 3.000 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (19). O conteúdo também tem sido difundido no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Vai vendo Brasil. Vocês vão ficar calados? Quartéis sendo pintados de vermelho.

Post mente ao dizer que fachada de quartel no Pará foi pintada de vermelho recentemente

É enganoso o vídeo em que um homem mostra a fachada de um quartel do Exército e sugere que suas paredes teriam sido pintadas de vermelho após Lula assumir a Presidência. As imagens exibem as instalações do 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva, em Tucuruí (PA), que já tinha a fachada branca e vermelha durante o governo Bolsonaro. As cores são tradicionalmente usadas pela cavalaria militar.

Conforme pode ser verificado em publicações no Instagram oficial do esquadrão, as paredes do quartel já tinham essas cores ao menos desde abril de 2021. Imagens postadas em março do ano passado mostram, inclusive, a fachada e o portão pintados da mesma forma que aparece no vídeo.

Fotos publicadas pelo esquadrão em março de 2022 já mostravam paredes e portão vermelhos
Pintura. Parede externa e portão do esquadrão com a cor vermelha aparecem em fotos publicadas desde 2021 (Reprodução/Instagram)

O vermelho é usado por diferentes divisões do Exército desde 1980, quando uma portaria do Ministério da Defesa estipulou as cores oficiais das Forças Armadas. A área da saúde, por exemplo, usa o vermelho e o branco, enquanto a logística usa o vermelho, o amarelo e o cinza-aço. Em nota enviada ao Aos Fatos, a assessoria da força explicou que a combinação entre branco e vermelho é usada historicamente pela cavalaria da corporação.

Essa peça de desinformação integra uma onda de vídeos enganosos que tentam sugerir que o governo Lula estaria modificando as cores do Exército Brasileiro para alinhá-lo ao comunismo. Além de Tucuruí, publicações que mostravam paredes vermelhas em quartéis de Porto Velho também viralizaram nas duas últimas semanas.

Referências:

1. Instagram (@23esqdcsl_exercito 1 e 2)
2. Exército Brasileiro
3. Aos Fatos

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.