🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Quartel do Exército não foi pintado de vermelho para indicar alinhamento ao comunismo

Por Luiz Fernando Menezes

19 de abril de 2023, 15h18

Não é verdade que um quartel em Porto Velho (RO) foi pintado de vermelho porque o Exército se alinhou ao comunismo após a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como afirmam publicações nas redes. O vídeo mostra as dependências do 17º Batalhão de Logística do Exército, que adequou a estrutura do quartel às cores representativas de sua área de atuação: vermelho, amarelo e cinza-aço. Essa composição foi estipulada por uma portaria publicada pelo Ministério da Defesa em 1980.

Publicações que difundem o vídeo com as falsas alegações acumulavam mais de 200 mil visualizações no TikTok e 8.000 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (19).


Selo falso

Eu estou aqui no quartel de Porto Velho, em Rondônia (...) Pra quem aí estava esperando alguma coisa do nosso nosso exército, olha aí, tons de vermelho. Não interessa mais as cores do Brasil. Ali no centro eles estão pintando ali o portão de vermelho. É esse o recado que o exército quer dar pra população: nosso exército agora é vermelho, é comunista. (...) Parabéns aí a quem fez o L. Parabéns. AÍ, ó. Esse vermelho aí, ó, é pra reprimir o povo.

Homem mostra pintura nova de quartel em Porto Velho e engana ao dizer que a cor vermelha indicaria um alinhamento ao comunismo

Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem critica a cor vermelha usada na fachada das dependências do 17ª Batalhão Logístico de Selva, em Porto Velho, por julgar que seria um alinhamento do Exército ao comunismo após a eleição de Lula. Isso não é verdade.

Conforme explicou o próprio batalhão em nota, a fachada do quartel foi pintada com as cores que representam a área de logística do Exército: vermelho, amarelo e cinza-aço. Essa composição foi determinada em 1980 por uma portaria do Ministério da Defesa.

Página de documento mostra as diversas cores oficiais do Exército Brasileiro. Entre elas está o vermelho
Portaria. Documento de 1980 estipulou o vermelho como uma das cores do Exército Brasileiro

O 17º Batalhão de Infantaria de Selva ficava localizado na avenida Rogério Weber até o ano passado, mas mudou suas operações para o quartel localizado na avenida Duque de Caxias, que é o que aparece no vídeo desinformativo. Antes da troca de endereço, o batalhão era pintado de verde, cor mais frequentemente associada ao Exército.

Referências:

1. Exército Brasileiro
2. Google Maps

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.