🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Quadro de Baphomet em foto de Bolsonaro na maçonaria é montagem

Por Bruna Leite

5 de outubro de 2022, 16h52

Não é real, mas uma montagem, a foto que circula nas redes em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) e maçons posam na frente de quadros de Baphomet, entidade pagã associada ao satanismo, e de símbolos da maçonaria, como o esquadro e o compasso (veja aqui). No registro original, feito em 2014 em uma loja maçônica de Brasília (DF), não há qualquer imagem na parede.

Esta peça de desinformação acumulava ao menos 3.000 curtidas no Instagram e 2.000 compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (5) (Fale com a Fátima).


Selo falso

Bolsonaro na Maçonaria ao lado de símbolos satânicos.

Reprodução de postagem desinformativa que engana ao dizer que Bolsonaro tirou foto em templo maçônico com imagem de Bafomé

É uma montagem a foto em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) e um grupo de maçons posam na frente de quadros que mostram Baphomet, entidade pagã que é vinculada ao satanismo, e símbolos associados à maçonaria, como o esquadro e o compasso e Olho da Providência.

O registro é de 31 de março de 2014, quando Bolsonaro esteve na loja maçônica Grande Oriente do Distrito Federal para prestigiar uma palestra do atual ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Augusto Heleno, sobre o golpe de 1964.

Jair Bolsonaro, Augusto Heleno e membros da maçonaria na frente de uma parede branca
Foto original. Bolsonaro, general Heleno e membros da maçonaria do Distrito Federal em foto original, sem edição (Maçonaria Sem Fronteiras)

Baphomet é uma entidade pagã com cabeça de bode, asas e parte do corpo feminino. Não se sabe ao certo a sua origem, mas há registros de que ela teria sido usada em acusações contra os cavaleiros Templários na França no século XIII. No século XIX, ela passou a ser usada em ritos ocultistas de Éliphas Levi, e é comumente associada hoje ao satanismo. Não é, por outro lado, considerado um símbolo da maçonaria.

A montagem traz ainda dois quadros que se encaixam nesse quesito. O esquadro e o compasso representa para os maçons o grande arquiteto do universo. Já o Olho do Providência, conhecido como o “olho que tudo vê”, traz para esse grupo a noção mística do número três, da trindade, com o olho sendo Deus observando a criação. Esses símbolos não estão vinculados à doutrina do satanismo.

Conteúdos que associam falsamente Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao satanismo circulam nas redes desde domingo (2) e fizeram explodir as buscas sobre esses termos no Google, como Aos Fatos mostrou nesta terça-feira (4).

A Lupa também checou esta peça de desinformação.

Referências:

1. Loja Brasília
2. O Globo
3. Wikipedia
4. Dicionário de Símbolos
5. UOL
6. Aos Fatos


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.