Putin não disse que Bolsonaro deveria ser condenado à morte por suposta tentativa de golpe

Compartilhe

Não é verdade que o presidente russo, Vladimir Putin, chamou Jair Bolsonaro (PL) de “traidor da pátria” e disse que ele deveria ser condenado à morte por planejar um golpe de Estado. A declaração que circula nas redes foi publicada originalmente por uma página satírica no X (ex-Twitter). Não há indícios de que Putin tenha se pronunciado sobre as investigações que envolvem o ex-presidente brasileiro.

Publicações com o conteúdo enganoso somam mais de 50 mil visualizações no X e circulam também no Facebook e no Threads.

Putin ao ser perguntado sobre o Golpe de Estado tentado pelo Bolsonaro: "Se fosse na Rússia seria condenado à morte, para traidores da pátria Russa não há perdão

Fala inventada de Putin sobre Bolsonaro foi publicada como legenda de imagem dos dois políticos

Publicações nas redes têm compartilhado como se fosse real uma declaração inventada de Vladimir Putin sobre Jair Bolsonaro. Segundo as peças desinformativas, o chefe de Estado russo teria dito que o ex-presidente brasileiro era um “traidor” que deveria ser condenado à morte por tentativa de golpe.

Aos Fatos verificou que o primeiro registro sobre a inexistente fala de Putin foi feito pela página satírica Na Mira do Repórter no dia 19 de novembro, no X (ex-Twitter). Em sua descrição, a conta se define como um "portal de notícias isento de verdade”.

Em busca na imprensa e nas redes, não foram encontrados registros oficiais de posicionamentos do presidente russo sobre as denúncias contra Bolsonaro.

As peças de desinformação passaram a circular nas redes após o ex-presidente e mais 36 pessoas serem indiciados pela PF na última quinta-feira (21) por suspeita de planejar um golpe de Estado em 2022.

As investigações apontam que a organização criminosa teria desenvolvido um esquema que envolvia a disseminação de desinformação e o uso de estruturas de inteligência do governo para insuflar uma ruptura do sistema democrático.

O caminho da apuração

Aos Fatos procurou a declaração presente nos posts entre aspas no Google e localizou o primeiro registro em uma página satírica. Também buscamos declarações oficiais do presidente russo sobre o caso, mas não encontramos nenhum resultado.

Por fim, contextualizamos a circulação das peças de desinformação à luz do indiciamento recente de Jair Bolsonaro.

Compartilhe

Leia também

falsoNão é ex-diretor da Anvisa homem que critica governo Lula por desintrusão de terra indígena no Pará

Não é ex-diretor da Anvisa homem que critica governo Lula por desintrusão de terra indígena no Pará

falsoÉ mentira que avião de Teori Zavascki caiu porque piloto foi morto a tiros

É mentira que avião de Teori Zavascki caiu porque piloto foi morto a tiros

falsoFelipe Neto não fez post para comparar preços nos governos Bolsonaro e Lula

Felipe Neto não fez post para comparar preços nos governos Bolsonaro e Lula