🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Fevereiro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

PT não pediu ao STF apreensão de CNH e passaporte de endividados

Por Luiz Fernando Menezes

16 de fevereiro de 2023, 17h19

É mentira que o PT fez um pedido ao STF (Supremo Tribunal Federal) para que todas as pessoas endividadas tenham a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o passaporte retidos enquanto não quitarem os débitos. As publicações distorcem uma decisão do tribunal que diz respeito à possibilidade de apreensão dos documentos, após medida judicial, para obrigar que réus ou condenados cumpram determinações do Judiciário. Além disso, o PT entrou com uma ação contrária ao dispositivo legal que permite a adoção dessas medidas, que foi negada pelo STF.

As peças de desinformação acumulavam 22 mil curtidas no Instagram, 5.000 compartilhamentos no Facebook e milhares de visualizações no TikTok nesta quinta-feira (16). As publicações também circulam no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

A pedido do PT, STF decide que quem não quitar dívidas não poderá mais dirigir e nem sair do país.

Posts enganam ao dizer que STF decidiu que quem não quitar dívidas perderão CNH e passaporte

Não é verdade que o PT fez um pedido ao STF para que pessoas endividadas tenham a CNH e o passaporte apreendidos. Os posts que trazem essa afirmação distorcem o julgamento da ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) 5.941, de autoria do partido, finalizado pelo tribunal no dia 9 de fevereiro.

  • A decisão do STF se refere apenas a medidas que podem ser adotadas em processos judiciais e não se aplica a todas as pessoas com dívidas;
  • O PT, na verdade, pediu para que a apreensão dos documentos fosse considerada inconstitucional, mas teve seu pedido negado pela corte.

Em 2015, o Código de Processo Civil passou a permitir que juízes determinassem medidas para o cumprimento de ordens judiciais, como:

  • Apreensão de CNH;
  • Apreensão de passaporte;
  • Proibição de participação em concursos públicos e licitações.

Em maio de 2018, o PT entrou com a ação no STF, para pedir que essas medidas fossem consideradas inconstitucionais. Em fevereiro deste ano, no entanto, a corte negou o pedido e considerou que as medidas eram válidas. O plenário acompanhou a posição do ministro relator, Luiz Fux, que entende que os procedimentos podem ser adotados “desde que não avancem sobre direitos fundamentais e observem os princípios da proporcionalidade e razoabilidade”.

Leia mais
Nas Redes Julgamento no STF não acabará com demissão sem justa causa nem saque do FGTS
Nas Redes Lula não acabou com pensão por morte para pessoas com deficiência e invalidez
Nas Redes É falso que decreto do governo Lula permite confisco de propriedades privadas

De acordo com o especialista em direito constitucional Acácio Miranda, a decisão do STF não é irrestrita e aleatória. O entendimento, segundo ele, diz respeito a processos na Justiça em que os réus têm condições de viajar e, em tese, conseguiriam arcar com a dívida. “Não é uma medida que será aplicada de forma imotivada e sem qualquer fundamentação. Se o sujeito é motorista, por exemplo, e a única forma que ele tem de satisfazer aquele crédito é dirigindo, então não é racional que seja suspensa a sua habilitação”, explicou.

Referências:

1. STF (1 e 2)
2. Planalto
3. Migalhas

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.