🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Agosto de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

PT não entrou com ação no STF para barrar projeto que prevê redução do gás

Por Luiz Fernando Menezes

6 de agosto de 2019, 16h13

Não é verdade que o PT entrou com uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) para impedir que o governo Bolsonaro prossiga com projeto que reduziria o preço do gás no Brasil (veja aqui). Não há nenhuma ação nem do PT nem de outro partido com esse objetivo em tramitação na Corte.

Em julho, o governo lançou o programa Novo Mercado de Gás, que institui um comitê para monitorar a implementação de ações de abertura do mercado de gás natural no Brasil. Segundo o ministro da Economia, Paulo Guedes, a expectativa é que as medidas provoquem uma queda de até 40% no preço do gás.

A informação falsa foi originalmente publicada pelo site MidiaFive, republicada por outros sites e já circula até como meme em posts no Facebook (veja aqui). Juntas, essas publicações acumulavam ao menos 6.500 compartilhamentos até a tarde desta terça-feira (6) no Facebook. Todas elas foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


FALSO

PT entra com ação no STF para impedir que Bolsonaro reduza o preço do gás.

Circula nas redes sociais que o PT teria entrado com uma ação no STF para impedir que Jair Bolsonaro reduza o preço do gás. Publicada originalmente pelo site MidiaFive, a informação é falsa. Além de o partido negar que tenha entrado com alguma medida do tipo, não há registros no STF de ação semelhante.

O governo lançou em julho, por meio do decreto 9.934/2019, o programa Novo Mercado Gás. Ele cria o CMGN (Comitê de Monitoramento da Abertura do Mercado de Gás Natural) para monitorar ações necessárias à abertura do mercado de gás e propor medidas ao CNPE (Conselho Nacional de Política Energética). Segundo o ministro da Economia, Paulo Guedes, a quebra do monopólio da Petrobras tende a derrubar o preço do gás.

Não há nenhuma ação no STF contra o decreto que institui o CMGN ou sobre preço de gás feita pelo PT ou por outros requerentes. A última Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin 6.173) que foi proposta pelo PT ao Supremo foi protocolada no dia 21 de julho e não tem nada a ver com o programa — a Adin 6173 questiona parte da MP nº 886/2019, que trata da estrutura dos órgãos da Presidência e dos ministérios.

Ainda segundo o texto do MidiaFive, além de entrar com uma ação no STF, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-RS) teria dito que “Essa redução no preço do gás trará grandes prejuízos para a nossa querida Petrobras e para os cofres públicos. Em qualquer país sério isso seria considerado crime de improbidade”. Aos Fatos não encontrou registros de que a petista tenha dado tal declaração.

Em nota enviada ao Aos Fatos, a assessoria da petista disse que o conteúdo do MidiaFive é “totalmente falso”, e que o partido pretende tomar medidas judiciais contra seus autores e divulgadores.

Não é a primeira vez que Aos Fatos checa desinformação referente a supostas ações enviadas pelo PT à Justiça para barrar projetos de Bolsonaro. No final do ano passado, circulou nas redes sociais que o partido teria entrado com uma liminar para impedir a importação de tecnologia de dessalinização. Já em abril, notícia falsa viralizou dizendo que o PT ajuizara ação para barrar o 13º do Bolsa Família.

Referências:

1. O Globo
2. Ministério de Minas e Energia
3. Diário Oficial da União
4. Estadão
5. STF
6. Congresso
7. Aos Fatos (Fontes 1 e 2)


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.