🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

PT não convocou 'posse simbólica' de Lula nem cancelou evento por falta de público

Por Luiz Fernando Menezes

1 de janeiro de 2019, 17h58

Não é verdade que, por falta de público, o PT teria cancelado uma "posse simbólica" do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Curitiba, nesta terça-feira (1º), mesmo dia da posse presidencial de Jair Bolsonaro (PSL), como publicou o site República de Curitiba. O "Lulabraço" tampouco chegou a ser convocado pelo partido e por suas principais lideranças como se fosse uma "posse simbólica".

O ato petista foi realizado nesta terça em frente à carceragem da Polícia Federal paranaense, mas só foi chamado de "posse simbólica" por publicações de sites simpáticos ao PT, como o Brasil 247 e a Revista Fórum. Portanto, diferentemente do publicado inicialmente por Aos Fatos, o termo não foi uma invenção do site República de Curitiba, que apenas replicou a expressão usada pelas páginas pró-PT.

As publicações analisadas, porém, permaneceram classificadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação do Facebook (entenda como funciona) por sustentarem que o evento do PT em Curitiba havia sido cancelado por falta de público, o que não ocorreu. Juntas, as postagens já acumulam mais de 30 mil compartilhamentos na rede social.


FALSO

PT boicotará posse de Bolsonaro fazendo ‘posse simbólica’ para Lula no dia 1° de janeiro

Por falta de público, ‘Posse simbólica de Lula’ é cancelada em Curitiba

Ao publicar que as bancadas do PT na Câmara dos Deputados e no Senado Federal boicotariam a posse do presidente Jair Bolsonaro, o site Brasil 247 informou, no dia 20 de dezembro, que o partido planejava realizar simultaneamente uma "posse simbólica" do ex-presidente Lula na Vigília Lula Livre, acampamento instalado perto da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde o petista está preso desde abril. O termo empregado no texto serviu de base a publicações críticas de sites antipetistas, como o República de Curitiba, que enfatizaram a convocação de uma "posse simbólica".

Essa expressão, porém, nunca chegou a ser utilizada em comunicados oficiais do PT ou de suas principais lideranças, como constatou o Aos Fatos em pesquisa nos perfis de redes sociais e sites. Na verdade, o evento em questão foi batizado de "Lulabraço". A assessoria do PT no Senado afirmou ao Aos Fatos nesta quarta-feira (2) que o uso do termo "posse simbólica" nunca foi endossado pelo partido e que boicote à posse de Bolsonaro não teve qualquer relação com o Lulabraço.

Na tarde desta terça-feira (1º), a senadora e presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PT-PR), também se pronunciou em um tweet negando a existência da “posse simbólica”:

Ainda assim, em um texto publicado nesta quarta-feira (2), a Revista Fórum voltou a usar o termo "posse simbólica" em referência ao evento promovido pelos petistas em Curitiba na tarde desta terça-feira.

O "Lulabraço" teve ceia comunitária e um cordão humano formado por militantes do PT em volta do quarteirão onde está o prédio da Polícia Federal. Assim, provou-se FALSA a informação de texto publicado pelo site República de Curitiba de que o evento petista teria sido cancelado “por falta de adesão da militância”.

Boicote. No dia 28 de dezembro, o PT, o PSOL e o PC do B anunciaram que boicotariam a posse do presidente Jair Bolsonaro. De acordo com a nota dos petistas, o reconhecimento do resultado das eleições, “não representa aval a um governo autoritário, antipopular e antipatriótico, marcado por abertas posições racistas e misóginas, declaradamente vinculado a um programa de retrocessos civilizatórios”. O comunicado não faz qualquer referência a uma "posse simbólica".


Esta checagem foi atualizada às 20h de 2 de janeiro de 2019 para acrescentar novas informações e para corrigir informações incorretas no título e no texto originais.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.