PT diz que 50% de seus cargos são ocupados por mulheres, mas número real é de 38%

Compartilhe

O PT divulgou nesta segunda-feira (22) seu novo programa partidário, cujo principal mote, além de fazer uma defesa de seus 14 anos de gestão e do ex-presidente Lula, é mostrar preocupação com a ala feminina de sua militância.

Durante os dez minutos da peça publicitária, que será veiculada em rede nacional de rádio e TV nesta terça-feira (23), a sigla dedicou quase um minuto para associar suas políticas de inclusão de gênero ao "nome e à determinação de uma mulher" na Presidência. Disse, nesse sentido, que mantém 50% dos cargos de sua cúpula ocupados por mulheres, o que Aos Fatos apurou que não é verdade.

Veja, abaixo, o que checamos.


FALSO
Hoje 50% de todos os cargos de direção no partido são ocupados por mulheres.

Dos 55 cargos de direção do PT em todo o Brasil — incluindo a executiva nacional, as secretarias nacionais e a chefia dos diretórios regionais — 11 são ocupados por mulheres. Isso significa que apenas 20% dos principais cargos da legenda são ocupados por pessoas do sexo feminino.

No entanto, quando se reduz esse universo e leva-se em conta apenas os integrantes da executiva nacional do partido, a diferença diminui: são oito mulheres e treze homens — ou 38% de mulheres à frente da sigla, número nada próximo aos 50% pregados por sua peça publicitária. A Secretaria Nacional de Mulheres do PT, por exemplo, não tem assento no colegiado.

Aos Fatos montou uma tabela (veja aqui) para mostrar quantos e quem são os integrantes dos principais cargos de direção do PT. Os nomes dos membros da executiva nacional estão em destaque, num tom de azul mais claro. A presidente Dilma Rousseff não integra a cúpula do partido.

Compartilhe

Leia também

Brazilian Woman's Photo Becomes Key in India's Election Fraud Allegations

Brazilian Woman's Photo Becomes Key in India's Election Fraud Allegations

Como a foto de uma brasileira virou pivô de acusação de fraude eleitoral na Índia

Como a foto de uma brasileira virou pivô de acusação de fraude eleitoral na Índia

falsoPosts mentem ao afirmar que Cláudio Castro solicitou GLO para operação no Rio

Posts mentem ao afirmar que Cláudio Castro solicitou GLO para operação no Rio

fátima
Fátima