Danilo M Yoshioka/Futura Press/Estadão Conteúdo

🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

A três meses do fim do mandato, Covas não cumpriu a maioria das promessas feitas em São Paulo

Por Priscila Pacheco

24 de setembro de 2020, 17h18

O prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Bruno Covas (PSDB), chega aos últimos três meses de seu mandato sem ter cumprido 38 (53,5%) das 71 propostas estabelecidas por ele mesmo no programa de metas da gestão. Sete destas medidas foram afetadas pela pandemia, como a criação de 35.157 vagas em creches, atividade que foi suspensa com o isolamento social. Mas também restam fazer, por exemplo, 164,75 km de ciclovias, seis UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), recuperar 29 pontes, viadutos, passarelas e túneis.

Covas assumiu o posto em abril de 2018, quando João Doria (PSDB) deixou o cargo para disputar o governo do estado. O novo prefeito herdou um plano com 53 medidas, mas, em 2019, ele reformulou esse planejamento: 7 metas alcançadas foram suprimidas, 18 foram mantidas, 28 alteradas e mais 25 incluídas. O programa passou, então, a ter 71 metas divididas em 36 objetivos estratégicos para o biênio 2019-2020.

Desde 2008, a Lei Orgânica do Município obriga o prefeito a apresentar um programa de metas para São Paulo e a divulgar semestralmente os indicadores de sua execução. De 2009 a fevereiro deste ano, esses dados eram atualizados com regularidade no site Planeja Sampa, criado com esse objetivo. Mas, desde então, ele está fora do ar, segundo a prefeitura, por problemas técnicos em função da pandemia de Covid-19.

Por isso, o Aos Fatos checou o andamento das propostas com base no último relatório disponibilizado pela gestão Covas com dados até julho deste ano. Com o documento, não foi possível averiguar o estágio de execução de nove metas ( 12,6%). Questionada, a prefeitura respondeu que já cumpriu 27 metas em vez das 24 identificadas pelo Aos Fatos no documento. Entretanto, não apresentou os dados sobre a execução. Assim, Aos Fatos manteve a análise do relatório que está on-line.

Entre as metas consideradas alcançadas pela prefeitura está a que prevê a criação de 15.000 vagas de atividades para idosos. No relatório, é dito que as atividades presenciais foram suspensas por causa da pandemia e que haviam sido criadas 300 vagas em 2020. Em resposta por e-mail no dia 8 de setembro, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania respondeu que em 2019 haviam sido criadas 615 vagas, algo que totaliza 915 vagas, quantidade muito abaixo da estabelecida.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, somente cinco metas correm o risco de não serem cumpridas até o fim do mandato, caso da meta sobre a requalificação da avenida Santo Amaro. A entidade não respondeu sobre o Planeja Sampa.

Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da Open Knowledge Brasil, em entrevista por telefone, afirmou que retirar o Planeja Sampa do ar é um retrocesso que rompe o ciclo de aprimoramento da política de planejamento. “O [relatório em] PDF não traz a totalidade do detalhamento que tinha na versão online, que tinha projetos e atividades de cada meta”, completa.


Confira as metas checadas pelo Aos Fatos e as respostas da prefeitura sobre as promessas não cumpridas e sem informações.

1. Manter a cidade limpa

Quantidade de metas: 2

Descrição: As duas metas preveem redução em 30% no número de reclamações recebidas no SP156 (canal de contato da população com a prefeitura) relativas a serviços de limpeza e a serviços de capinação.

Situação: Sem informação. No relatório, é informado apenas que o número de serviços executados cresceu, apesar de a quantidade de pedidos ter aumentado com a centralização das solicitações no SP156.

Resposta da prefeitura: Não cumpridas.

2. Melhorar a mobilidade de pedestres

Quantidade de metas: 1

Descrição: Construir e recuperar 1.500.000 m² de calçadas.

Situação: Não cumprida. Foram construídos e recuperados 824.691 m² de calçadas. Portanto, ainda faltam 675.309 m².

3. Melhorar a infraestrutura das vias públicas

Quantidade de metas: 3

Descrição: Recapear 3.600.000 m² de vias públicas, realizar inspeção especial em 185 pontes, viadutos, passarelas e/ou túneis, recuperar 50 pontes, viadutos, passarelas e/ou túneis.

Situação: Uma meta cumprida e duas não cumpridas. Foram recapeadas 4.625.476 m² de vias públicas ultrapassando os 3.600.000 m² prometidos. Por outro lado, somente 43 pontes, viadutos, passarelas e/ou túneis das 185 passaram por inspeção especial e 21 dos 50 foram recuperados.

4. Melhorar a manutenção de logradouros públicos

Quantidade de metas: 5

Descrição: Tapar 540 mil buracos, recuperar 240 mil metros lineares de guias e sarjetas, limpar 2.800.000 m² de margens de córregos, retirar 360.000 toneladas de detritos dos piscinões, retirar mecanicamente 24.300 m³ de detritos de ramais e galerias.

Situação: Uma meta sem informações, duas cumpridas e duas não cumpridas. O relatório mostra apenas a quantidade de buracos tapados em 2019 (132.341), não é possível verificar a situação em 2020. As metas de recuperação de guias e sarjetas e da limpeza da margem de córregos foram concluídas. Entretanto, ainda faltam retirar 71.000 toneladas de detritos em piscinões e 8.700 m³ de detritos em ramais e galerias.

Resposta da prefeitura: A meta 4.1, referente aos buracos para tapar, não foi cumprida.

5. Revitalizar parques, praças e canteiros centrais

Quantidade de metas: 2

Descrição: Recuperar 120 praças, canteiros centrais e remanescentes e revitalizar 58 parques.

Situação: Uma meta cumprida e uma não cumprida. A meta de recuperação de praças e canteiros já foi alcançada, mas ainda falta revitalizar 18 parques.

6. Implantar estrutura turística no Triângulo Histórico

Quantidade de metas: 1

Descrição: Implantar estrutura turística na região central da cidade conhecida como Triângulo Histórico

Situação: Sem informações que permitam concluir que a meta foi finalizada ou qual o percentual que ainda está pendente.

Resposta da prefeitura: Não cumprida.

7. Implantar o Parque Minhocão

Quantidade de metas: 1

Descrição: Inaugurar a primeira etapa do Parque Minhocão

Situação: Não cumprida. De acordo com o relatório, a implantação de acessos verticais de pedestres (escadas e elevadores) está em andamento, mas não há informações sobre etapas do projeto que permitam mensurar o estágio de execução.

8. Combater o comércio ilegal nas ruas

Quantidade de metas: 1

Descrição: Liberar cinco áreas críticas com concentração histórica de ambulantes

Situação: Sem informações. O relatório diz que houve “redução exponencial”, mas não apresenta dados que permitam avaliar o estágio da meta ou se ela foi alcançada.

Resposta da prefeitura: Cumprida. A prefeitura não enviou os dados.

9. Reduzir áreas inundáveis da cidade

Quantidade de metas: 1

Descrição: Reduzir em 12,6% (2,77 km²) as áreas inundáveis

Situação: Sem informações. É descrito que foram concluídas 16 intervenções de macro e microdrenagem em diversas bacias prioritárias da cidade de São Paulo e que três piscinões e três polderes serão entregues em 2020. Entretanto, não é dito quanto foi alcançado do percentual prometido.

Resposta da prefeitura: Não cumprida.

10. Desocupar prédios públicos, entroncamentos e vias arteriais/marginais

Quantidade de metas: 2

Descrição: Desocupar 17 prédios para fins de habitação de interesse social e desmontar 14 ocupações em entroncamentos e vias arteriais/marginais.

Situação: Uma meta cumprida e uma meta não cumprida. Até julho, 21 prédios foram desocupados, ultrapassando os 17 prometidos. Foram feitos apenas sete desmontes de ocupações.

Resposta da prefeitura: O desmonte das ocupações corre o risco de não ser cumprido, pois o Judiciário determinou a suspensão de todas as imissões na posse e desocupações.

11. Melhorar o transporte público

Quantidade de metas: 3

Descrição: Implantar 9,4 km de novos corredores de ônibus, requalificar 43,4 km de corredores ou faixas exclusivas de ônibus, incluindo manutenção das paradas, requalificar 1,2 km da avenida Santo Amaro com obras de urbanização que envolvem alargamento e pavimentação de vias e reforma de calçadas.

Situação: Duas metas cumpridas e uma não cumprida. Sobre a requalificação da avenida Santo Amaro, são descritos os trabalhos já realizados e os que estavam em andamento. No entanto, não há informações que permitam mensurar o quanto da avenida já foi requalificada.

Resposta da prefeitura: A requalificação da avenida Santo Amaro corre o risco de não ser finalizada e foi impactada pela pandemia.

12. Conectar e requalificar a rede cicloviária

Quantidade de metas: 2

Descrição: Implantar 173,35 km de infraestrutura cicloviária (ciclovias ou ciclofaixas) e requalificar 310,60 km de infraestrutura cicloviária.

Situação: Metas não cumpridas. Até a publicação do relatório, tinham sido implantados 8,6 km de infraestrutura cicloviária e requalificados 128,5 km.

13. Reduzir a população de rua

Quantidade de metas: 2

Descrição: Criar 2.000 vagas em repúblicas e aumentar em 40% as saídas com autonomia da população de rua acolhida na rede socioassistencial.

Situação: Uma meta cumprida, uma não cumprida e impactada pela pandemia de Covid-19. Segundo a prefeitura, o diagnóstico da população em situação de rua foi concluído, mas as atividades presenciais para a preparação das pessoas atendidas foram suspensas.

Resposta da prefeitura: Nenhuma meta cumprida. O Aos Fatos questionou se a informação presente no relatório a respeito da criação de 2.000 vagas está errada, mas não obteve resposta até o momento da publicação da reportagem. No documento é dito que foram criadas 2.574 vagas de acolhimento socioassistencial para população de rua, ultrapassando a meta estabelecida, mas na planilha enviada por e-mail é dito que a meta ainda será atingida. A segunda meta corre o risco de não ser alcançada, pois houve impacto da pandemia.

14. Reduzir a vulnerabilidade na primeira infância

Quantidade de metas: 3

Descrição: Atender, conforme padrão, a 80% das crianças de 0 a 6 anos em situação de vulnerabilidade nos 10 distritos mais vulneráveis, reduzir a taxa de mortalidade infantil para 10,7 óbitos por mil residentes menores de um ano, ampliar 35.157 vagas em creche.

Situação: Duas metas não cumpridas e uma não possui informações sobre o estágio. De acordo com a prefeitura, 79,40% do total de crianças de 0 a 5 anos foram atendidas, mas a promessa cita até 6 anos de idade. Na meta sobre redução da taxa de mortalidade infantil são descritas as atividades realizadas, mas não é apresentada a taxa alcançada. A meta sobre a ampliação de vagas em creche foi afetada pela pandemia por causa da suspensão das atividades. Entretanto, a prefeitura diz que, em 2019, a fila de espera caiu 50,9%.

Resposta da prefeitura: A meta sobre a redução da taxa de mortalidade infantil ainda não foi cumprida.

15. Reduzir o número de usuários de drogas em logradouros públicos

Quantidade de metas: 2

Descrição: Reduzir em 80% o número de usuários de drogas em logradouros públicos, criar 600 novas vagas para atendimento humanizado em saúde e assistência social especificamente para pessoas em situação de uso abusivo de álcool e outras drogas.

Situação: Uma meta sem informação clara e uma cumprida. Segundo a prefeitura, houve redução de 89,45% na concentração de usuários desassistidos em logradouros públicos na região da Luz, quando comparados aos números de 2017. Entretanto, a meta não especifica que a redução deveria ser somente na região da Luz. Por outro lado, a segunda meta alcançou 714 vagas para atendimento humanizado.

Resposta da prefeitura: A meta sobre a redução de usuários de drogas em logradouros públicos ainda não foi cumprida.

16. Transformar São Paulo em cidade amiga do idoso

Quantidade de metas: 2

Descrição: Conquistar os selos intermediário e pleno do Programa São Paulo Amiga do Idoso, garantir 15 mil vagas de atividades para idosos com objetivo de convívio e participação na comunidade.

Situação: Nenhuma das metas foi cumprida, uma ainda está em andamento e a outra foi impactada pela pandemia. São Paulo conquistou o selo intermediário do Programa São Paulo Amiga do idoso, mas ainda precisa adquirir o selo pleno. A respeito da criação de vagas de atividades para idosos, foram criadas 915 das 15 mil prometidas. Segundo a prefeitura, a meta foi afetada pela pandemia devido à suspensão de atividades presenciais e coletivas.

Resposta da prefeitura: A assessoria afirmou que a meta de 15 mil novas vagas foi cumprida, mas não enviou dados que atestem isso. As 915 vagas citadas pelo Aos Fatos seriam referentes à soma das 300 vagas informadas no relatório sobre 2020 e 615 criadas em 2019, disse, por e-mail no dia 8 de setembro, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

17. Implantar ruas, parques e praças de lazer e cultura

Quantidade de metas: 1

Descrição: Realizar 320 edições do Projeto Ruas de Lazer Itinerantes

Situação: A meta não foi cumprida e teve interferência da pandemia, pois as atividades foram suspensas. Foram realizadas 198 edições do projeto.

Resposta da prefeitura: Corre o risco de não ser finalizada, pois foi impactada pela pandemia.

18. Reduzir os imóveis sem titulação fundiária

Quantidade de metas: 1

Descrição: Beneficiar 160 mil famílias por procedimentos de regularização fundiária.

Situação: Meta não cumprida, pois até junho somente 53.805 famílias haviam sido beneficiadas.

Resposta da prefeitura: Cumprida. A prefeitura não enviou dados sobre a meta.

19. Beneficiar a população com unidades habitacionais

Quantidade de metas: 1

Descrição: Entregar 21 mil unidades habitacionais

Situação: Meta não cumprida, pois foram entregues 6.977 unidades habitacionais entre janeiro de 2019 e junho de 2020.

Resposta da prefeitura: Cumprida. A prefeitura não enviou dados.

20. Promover urbanização integrada em assentamentos precários

Quantidade de metas: 1

Descrição: Beneficiar 10 mil famílias com obras de urbanização em assentamentos precários.

Situação: Meta não cumprida. Apenas 7.690 famílias foram beneficiadas.

21. Melhorar o desempenho dos alunos no Ensino Fundamental

Quantidade de metas: 2

Descrição: Atingir 6,5 no Ideb dos anos iniciais do Ensino Fundamental, atingir 5,8 no Ideb dos anos finais do Ensino Fundamental.

Situação: Metas não cumpridas. O resultado do Ideb 2019 para os anos iniciais do ensino fundamental (4ª série e 5ª ano) foi 6, o mesmo da avaliação de 2017. Para os anos finais (8ª série e 9ª ano), o resultado foi 4,8, um ponto a menos do que o prometido.

22. Revitalizar unidades escolares, de saúde, de cultura e de esporte e lazer

Quantidade de metas: 5

Descrição: Reformar ou reequipar 1.150 unidades escolares, reformar ou reequipar 350 unidades de saúde, revitalizar 44 equipamentos de cultura, revitalizar 33 equipamentos sob gestão da Secretaria de Esportes e Lazer, implementar internet de alta velocidade em 100% das unidades escolares.

Situação: Uma meta cumprida e quatro não cumpridas. Foram beneficiadas 1.429 unidades escolares, número maior que o prometido. Entretanto, somente 133 unidades de saúde foram reformadas ou reequipadas, 39 equipamentos de cultura e 28 geridos pela Secretaria de Esportes e Lazer foram revitalizados. A respeito da implementação de internet de alta velocidade, a prefeitura diz que, no primeiro semestre de 2020, foi realizado pregão de contratação da empresa responsável por fazer o serviço. As instalações estão previstas para serem entregues até o fim do ano.

23. Criar novos equipamentos de educação e saúde

Quantidade de metas: 5

Descrição: Entregar 12 CEUs (Centros Educacionais Unificados), equipar o hospital de Parelheiros, construir o hospital de Brasilândia, construir e equipar 12 UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), entregar duas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Situação: Três metas cumpridas e duas não cumpridas. O hospital de Parelheiros, na zona sul, foi concluído e equipado, inclusive com leitos específicos para pacientes com Covid-19. O hospital de Brasilândia, na zona norte, começou a funcionar em maio de 2020 para atender a população com suspeita e confirmação de Covid-19, mas ainda com previsão de entregar 305 leitos. Como a promessa era a construção da unidade, ela foi considerada cumprida. Três UBSs foram entregues. Já entre os 12 CEUs prometidos, somente um está pronto. Segundo a prefeitura, o restante deve ser entregue até o fim de setembro. Do número de UPAs, só metade foi concluída.

Resposta da prefeitura: De acordo com a prefeitura, a meta sobre o hospital de Brasilândia foi cumprida. No entanto, não informou se os leitos prometidos para o segundo semestre já foram entregues.

24. Reduzir mortes no trânsito

Quantidade de metas: 1

Descrição: Reduzir em 13,7% o índice de mortes no trânsito (de 6,95 para 6,0 mortes para cada 100 mil habitantes).

Situação: Meta não cumprida. O dado mais recente é de fevereiro de 2020. À época, o índice alcançado foi de 6,09 mortes por 100 mil habitantes, próximo da meta. A Prefeitura de São Paulo disse que essa meta ainda não foi cumprida, o que deve acontecer, segundo o município, até o fim do ano.

25. Ampliar a acessibilidade e o respeito à diversidade

Quantidade de metas: 3

Descrição: Fornecer tecnologia assistiva a 3.680 pessoas com deficiência, atender a 4.120 pessoas com deficiência em iniciativas de trabalho e renda, reconhecer iniciativas de 120 empresas, entidades do terceiro setor e órgãos públicos com o selo municipal de direitos humanos e diversidade na cidade de São Paulo.

Situação: Uma meta cumprida e duas não cumpridas. A informação presente no relatório diz que 154 servidores com deficiência receberam tecnologia assistiva, mas que a tecnologia para servidores e estudantes da rede municipal estava em fase de aquisição. A meta seguinte foi alcançada, pois 4.217 pessoas com deficiência foram atendidas pelo Contrata SP. Já o reconhecimento de empresas foi impactado pela pandemia, pois as atividades planejadas precisaram ser reformuladas (45 entidades foram reconhecidas no edital de 2019).

Resposta da prefeitura: Segundo a prefeitura, a meta sobre o fornecimento de tecnologia assistiva para pessoas com deficiência foi cumprida. Não foram apresentados dados.

26. Reduzir o tempo de espera para exames prioritários

Quantidade de metas: 1

Descrição: Baixar para 30 dias o tempo médio em dias entre a data de solicitação e a data de realização dos exames prioritários em relação ao total de agendamentos válidos

Situação: Não cumprida. De acordo com a prefeitura, a pandemia afetou a execução da meta. Em 23 de março, consultas, exames, procedimentos e cirurgias de rotina foram suspensos parcial e temporariamente, com exceção de cuidados de oncologia, urgência e emergência. Em maio, os atendimentos foram retomados gradualmente, mas o relatório não diz qual era o tempo médio de espera antes da pandemia.

Resposta da prefeitura: Corre o risco de não ser cumprida, pois foi impactada pela pandemia.

27. Melhorar a satisfação do cidadão

Quantidade de metas: 1

Descrição: Alcançar 60% no índice de satisfação do cidadão em relação aos serviços, políticas públicas e programas da prefeitura.

Situação: Não cumprida e com interferência da pandemia. Segundo a prefeitura, a primeira pesquisa para medição do índice de satisfação estava programada para ser feita no primeiro semestre de 2020. No entanto, por conta da pandemia, a realização foi considerada inoportuna. A metodologia começou a ser adaptada para ser feita no segundo semestre e apresentar os resultados até o fim do ano.

28. Ampliar a coleta seletiva

Quantidade de metas: 1

Descrição: Alcançar 100% de distritos com 100% de atendimento de coleta seletiva.

Situação: Não cumprida. Segundo a prefeitura, 76% de ruas e logradouros já têm a coleta seletiva. Entretanto, não apresenta detalhes sobre a situação por distrito. A assessoria disse apenas que as medidas em andamento permitem atestar que todos os distritos da cidade terão a coleta seletiva de lixo universalizada no segundo semestre de 2020.

29. Estimular o empreendedorismo, o trabalho e a geração de renda

Quantidade de metas: 2

Descrição: Atender 216 mil empreendedores, atender 100 mil beneficiários com programas de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho formal.

Situação: Uma meta não cumprida e uma cumprida. 184.214 empreendedores foram atendidos entre os 216 mil prometidos. Já a meta sobre programas de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho formal alcançou 100.805 beneficiários.

30. Dar sustentabilidade ambiental à cidade

Quantidade de metas: 4

Descrição: Melhorar 200 posições no ranking estabelecido pelo Programa Município Verde Azul, reduzir emissões em 131 mil toneladas de CO² equivalente, implantar medidas/dispositivos de sustentabilidade (reúso de água e eficiência energética) em 100% dos novos equipamentos entregues, implantar 10 novos parques.

Situação: Duas metas cumpridas e duas não cumpridas. A promessa sobre o ranking do Município Verde Azul previa que São Paulo passasse da 459ª posição para a 259ª, mas, após reuniões técnicas, pesquisas e entregas de documentos que mostravam o compromisso com o meio ambiente, a cidade ficou na 134ª colocação. A redução de emissões de CO2 ainda está abaixo do estabelecido, pois o município reduziu até 96.302 toneladas. De acordo com a prefeitura, 21 equipamentos entregues pela Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras têm dispositivos de sustentabilidade, como sistema de reúso de águas pluviais e de aquecimento solar. Por fim, entre os 10 parques prometidos, dois foram entregues.

31. Agilizar a concessão de licenciamentos e alvarás

Quantidade de metas: 1

Descrição: Reduzir em 45% (para 202 dias) a mediana de dias para concessão de licenciamentos e alvarás.

Situação: Meta cumprida. Segundo a prefeitura, um dos fatores que contribuíram para o alcance do resultado foi a operacionalização do Portal de Licenciamento, que tornou digitais a autuação, a análise de processos e a emissão de alvarás.

32. Implementar projetos de desestatização

Quantidade de metas: 1

Descrição: Implantar 10 projetos do Plano Municipal de Desestatização.

Situação: Meta cumprida. Nove projetos foram implantados e 20 editais que incluem concessões, alienações, parcerias público-privadas e permissões de usos estão em andamento.

Resposta da prefeitura: Meta não cumprida, mas a instituição argumenta que finalizará dentro do mandato.

33. Simplificar e modernizar o acesso da população aos serviços públicos

Quantidade de metas: 2

Descrição: Disponibilizar 120 novos serviços online/digitais no Portal SP156, implantar 7 novas unidades municipais de atendimento presencial com padrão Poupatempo.

Situação: Duas metas cumpridas. Foram disponibilizados 128 novos serviços no Portal SP156 e as sete novas unidades com padrão Poupatempo foram implantadas.

34. Fortalecer o Governo Aberto na cidade

Quantidade de metas: 3

Descrição: Implantar 100% dos compromissos do 2° Plano de Ação em Governo Aberto, aumentar para 6,25 o Índice de Integridade da Prefeitura de São Paulo até 2020, garantir que 100% dos novos processos sejam eletrônicos, reduzindo custos e tempos de tramitação.

Situação: Duas cumpridas e uma sem informações. São Paulo iniciou a implementação dos cinco compromissos do 2° Plano de Ação em Governo Aberto com foco em orçamento, descentralização e desenvolvimento local, sistemas de informação, comunicação participativa e transparência, educação e combate à corrupção. Entretanto, não finalizou nem apresentou o percentual do que já foi feito. O índice de Integridade da prefeitura chegou a 6,25. Já a garantia de que os novos processos sejam eletrônicos alcançou 99,49%. Logo, essas duas metas foram consideradas cumpridas.

Resposta da prefeitura: De acordo com a prefeitura, a meta sobre a garantia de que os novos processos sejam eletrônicos foi cumprida.

35. Implantar sistema de remuneração variável atrelada ao resultado

Quantidade de metas: 1

Descrição: Alcançar 100% dos servidores com remuneração variável atrelada a resultado.

Situação: Meta cumprida. Por meio da edição da lei nº 17.224, de 31 de outubro de 2019, a prefeitura implantou o pagamento de bonificação por resultados atingidos no programa de metas. Assim, os servidores receberam em junho de 2020 o bônus pelo desempenho de 2019.

36. Ampliar pontos de wi-fi livre

Quantidade de metas: 1

Descrição: Triplicar os pontos de wi fi-livre (criando mais 240 pontos).

Situação: Meta não cumprida. Até o momento, 180 novos pontos de wi-fi foram instalados. A prefeitura afirmou, sem apresentar dados mais detalhados, que outros 100 estão previstos para o segundo semestre.

Referências:

1. Prefeitura de São Paulo
2. Planeja Sampa
3. Leis Municipais
4. Rede Nossa São Paulo
5. 32xSP
6. G1
7. Estadão

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.