Projeção em apoio a Lula em Nova York é de 2022 e não foi feita após cirurgia

Compartilhe

É falso que o presidente Lula tenha sido homenageado com uma projeção em um prédio de Nova York após passar por uma intervenção cirúrgica para drenar uma hemorragia intracraniana, na última terça-feira (10), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Posts nas redes tiram de contexto uma manifestação promovida pelo Instituto ClimaInfo, em outubro de 2022, em apoio à eleição do petista.

Nas redes, postagens com o conteúdo enganoso acumulavam quase meio milhão de visualizações no TikTok e 3.500 curtidas no Instagram até a tarde desta sexta-feira (13). As peças falsas também circulam no Facebook com dezenas de compartilhamentos.

Projeção em Nova York faz uma homenagem para o presidente Lula, depois da cirurgia realizada! Vejam! O mundo precisa do Lula!

Posts tiram de contexto projeção feita em apoio à eleição de Lula para presidente em 2022, em Nova York, como se fosse recente.

Um vídeo antigo que mostra a projeção da frase “o mundo precisa do Lula”, em inglês, em um prédio de Nova York, voltou a circular com uma legenda falsa e engana ao afirmar que a intervenção aconteceu nesta semana, após a cirurgia sofrida por Lula. O presidente está internado desde terça-feira (10) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para drenar uma hemorragia intracraniana.

A projeção foi realizada pelo Instituto ClimaInfo no edifício Chrysler, em Nova York, no dia 28 de outubro de 2022, e publicada nas redes no dia seguinte. Era uma demonstração de apoio à candidatura do petista à Presidência da República naquele ano (veja abaixo). A intervenção foi apoiada por outras entidades que atuam em defesa do clima. Uma versão do mesmo post também foi publicada em português.

Esse mesmo registro circulou fora de contexto em janeiro deste ano. O Aos Fatos desmentiu alegações de que a frase teria sido projetada após declaração do presidente brasileiro condenando a atuação de Israel no conflito na Faixa de Gaza.

Diversas peças enganosas começaram a circular após o presidente Lula dar entrada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na madrugada de terça-feira (10). Aos Fatos desmentiu várias delas (veja aqui, aqui e aqui). Lula sofreu uma cirurgia para drenar um hematoma se formou em decorrência da queda que ele sofreu em outubro deste ano.

O presidente passou por um segundo procedimento na manhã de ontem (12), que seguiu sem intercorrências, para impedir novos sangramentos na cabeça. Em novo boletim médico, publicado nesta sexta-feira (13), a equipe médica informou que o presidente “segue lúcido e orientado, alimentou-se normalmente e realizou caminhada pelos corredores”.

O conteúdo enganoso verificado nesta publicação também foi desmentido pela Lupa.

O caminho da apuração

Aos Fatos realizou uma busca reversa de imagens e identificou que a gravação usada nas peças enganosas foi publicada no X (ex-Twitter) em outubro de 2022, às vésperas do segundo turno da eleição presidencial. Constatamos que a projeção mostrada no vídeo foi produzida pelo Instituto ClimaInfo, em declaração de apoio à candidatura de Lula à Presidência da República. Também lemos o noticiário para contextualizar a verificação.

Referências

  1. Aos Fatos (1, 2, 3, 4 e 5)
  2. Instituto ClimaInfo
  3. X (@ClimaInfoNews) (1 e 2)
  4. O Globo
  5. Hospital Sirio-Libanes (1 e 2)
  6. Lupa

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo do letreiro de Hollywood em chamas foi gerado por IA

Vídeo do letreiro de Hollywood em chamas foi gerado por IA

falsoÉ falso que Haddad disse que plano do governo Lula é ‘taxar tudo’

É falso que Haddad disse que plano do governo Lula é ‘taxar tudo’

Checagem coíbe fraudes e exploração de tragédias em redes da Meta

Checagem coíbe fraudes e exploração de tragédias em redes da Meta