Não é verdade que o programa Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo, debateu nesta segunda-feira (28) se a morte de Lázaro Barbosa teria sido um excesso da polícia. A imagem que circula em postagens nas redes sociais (veja aqui) é da edição de 4 de janeiro deste ano e foi manipulada digitalmente para incluir na tarja que aparece na tela a frase “Violência policial: houve excesso da polícia na execução de Lázaro?”.
A montagem reunia ao menos 2.000 compartilhamentos nesta segunda-feira (28) no Facebook e foi marcada com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona). Postagens semelhantes também viralizaram no Twitter.
Houve excesso da polícia na execução de Lázaro?
É falso que o programa Encontro com Fátima Bernardes discutiu nesta segunda-feira (28) se a morte de Lázaro Barbosa teria sido um excesso da polícia. A imagem que circula nas postagens é uma montagem feita sobre trecho da atração de 4 de janeiro deste ano para incluir a frase “Violência policial: houve excesso da polícia na execução de Lázaro?”.
A peça de desinformação usa um trecho da edição do programa que foi ao ar no dia 4 de janeiro deste ano. Naquele momento, a tela mostrava o texto: “De volta: Fátima retorna ao Encontro após cirurgia”. A apresentadora havia sido afastada para se recuperar de uma operação para a retirada de um câncer no útero realizada em dezembro de 2020.
Ao comparar a foto divulgada pelas peças de desinformação com a íntegra da edição do Encontro desta segunda-feira, pode-se constatar que a apresentadora usa roupas e penteado completamente diferentes (veja abaixo). Além disso, a tarja exibida pela atração dizia “Morre Lázaro Barbosa: caçada terminou em confronto e morte após 20 dias”.
A própria apresentadora desmentiu a peça de desinformação em publicação no Twitter nesta segunda-feira. Em resposta ao deputado estadual Anderson Moraes (PSL-RJ), que compartilhou a montagem, Bernardes disse: “Que feio um deputado perder tempo com fake news”.